Acervo Online de Ensino Participativo

O Núcleo de Metodologia do Ensino da DIREITO SP buscou sistematizar seus métodos de ensino e experiências docentes em livros, vídeos e e-books, assim como em um curso para professores produzido em parceria com a FGV Online e um banco de casos, a Casoteca. Com o objetivo de consolidar esse esforço de inovação metodológica e contribuir para o desenvolvimento do ensino jurídico no Brasil, o site da DIREITO SP disponibiliza, de forma inteiramente gratuita, o Acervo Online de Ensino Participativo, composto por:

Curso de Formação Docente para Professores de Direito
Ministrado por José Garcez Ghirardi, professor em tempo integral da DIREITO SP, realizado pela FGV Online e disponível na OCW, o curso tem dez horas de duração e pode ser feito a qualquer momento, sem pré-requisitos. Desde novembro de 2012, mais de 8.000 pessoas finalizaram o curso e obtiveram certificado.
Banco de Materiais
O Banco de Materiais de Ensino Jurídico Participativo é um acervo de planos de aula que envolvem métodos participativos de ensino e que podem ser compartilhados por professores de direito. O Banco contempla diferentes técnicas de ensino participativo e diversas áreas do direito.
Vídeos Teoria: Questões fundamentais para o ensino jurídico
Questões fundamentais para o ensino jurídico com um enfoque mais teórico, a série de cinco vídeos de três a quatro minutos de duração, apresentada pelo prof. José G. Ghirardi, expõe temas como o protagonismo do aluno, a construção de um novo programa de ensino e novos critérios de avaliação.
Vídeos Prática: Exemplos de ensino jurídico participativo
Exemplos de Ensino Jurídico Participativo. Nesta série de 12 vídeos, diversos professores da DIREITO SP relatam experiências práticas de ensino participativo como aplicação do método socrático, inserção de verbetes na Wikipédia pelos alunos, oficina de redação e estratégia contratual e clínica de prática.
Livros digitais gratuitos
A coleção Acadêmica Livre, criada pela DIREITO SP para fomentar o debate sobre temas jurídicos e interdisciplinares, oferece para download e cópia gratuitos os livros digitais ‘Ensino do direito para um mundo em transformação’, organizado por Marina Feferbaum e José Garcez Ghirardi, e ‘O instante do encontro: questões fundamentais para o ensino jurídico’, de autoria do prof. Ghirardi.
Casoteca
Desenvolvida em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), a Casoteca reúne cerca de 30 casos com narrativas de situações reais envolvendo o direito e uma Ônota de ensino como sugestões para seu uso em sala de aula. Eles podem ser usados tanto para aulas participativas que façam uso do caso, quanto para pesquisas e estudos.

 

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede