Bolsas de Estudos

A Fundação Getulio Vargas e a DIREITO SP estabeleceram diversos programas de bolsas de estudos que têm por objetivo a qualificação de seu corpo discente, bem como a criação de oportunidades para que a condição social e financeira do aluno não constitua um empecilho para sua permanência na instituição.

Mais informações sobre o Programa de Bolsas podem ser obtidas pelo e-mail fundodebolsasdireito@fgv.br ou por telefone (11) 3799 2223.

Programas para a Graduação

Bolsas de Estudos não reembolsáveis

  1. Bolsas mérito Dr. Luiz Simões Lopes: não reembolsáveis, para alunos que se destacarem nos estudos: (a) de 100% ao 1º colocado no vestibular, de 70% ao segundo colocado no vestibular e de 30% ao terceiro colocado no vestibular, no primeiro ano do curso; (b) em relação aos segundo, terceiro e quarto anos do curso, serão garantidas bolsas de 100% para o aluno com a primeira maior média geral no ano letivo imediatamente anterior, de 70% ao aluno com a segunda maior média geral no ano letivo imediatamente anterior e de 30% ao aluno com a terceira maior média geral no ano letivo imediatamente anterior; (c) em relação ao quinto ano do curso, serão garantidas bolsas de 100% ao primeiro colocado em concurso de monografias entre alunos do quarto ano, de 70% ao segundo colocado em concurso de monografias entre alunos do quarto ano e de 30% ao terceiro colocado em concurso de monografias entre alunos do quarto ano do curso.

  2. Bolsas de Estudos da Presidência: com o objetivo de enriquecer a diversidade do seu quadro discente, aumentando sua qualidade e seu dinamismo, a DIREITO SP inaugura, em 2013, um programa de bolsas de estudos não reembolsáveis, que levam em consideração mérito e condições sócio-econômicas do aluno. Serão concedidas até 10 bolsas, de 100% e 50% do valor das mensalidades.

  3. Bolsas manutenção concedida pela Associação Endowment DIREITO SP: a Associação Endowment DIREITO SP é uma instituição privada, fundada por ex-alunos, seus pais e pessoas que acreditam que jovens com potencial devem ter a oportunidade de estudar na Escola sem que a condição socioeconômica seja uma barreira. A bolsa destina-se a cobrir custos de transporte, moradia e livros, sendo ela no valor de R$ 850,00 por mês, pagas até o final do 3º ano, ou antes, no caso de cessar a necessidade do aluno. A concessão das bolsas dependerá da aprovação pela própria Associação Endowment DIREITO SP.

Bolsas de Estudos reembolsáveis

O financiamento de bolsas, com restituição sem juros, somente com correção pelo IGP-M, é viabilizado por meio de doação de empresas e de pessoas físicas e pelo próprio ressarcimento do ex-bolsista. Hoje, cerca de 30% dos alunos de graduação em Direito são atendidos pelo programa.

Modalidades: estudo (financiamento semestral de 20% a 100% do valor das mensalidades escolares); material escolar; moradia e transporte; alimentação.

Programas para o Mestrado Acadêmico

Para que o Mestrado Acadêmico da DIREITO SP possa atender à excelência acadêmica que é a marca da DIREITO SP e envolver os alunos nas pesquisas acadêmicas desenvolvidas pelos núcleos de pesquisa e no programa de formação docente, o curso exige dedicação integral dos alunos. E, para que essa dedicação ocorra, o  Programa de Mestrado Acadêmico da DIREITO SP oferece aos seus alunos a Bolsa Mario Henrique Simonsen de Ensino e Pesquisa.

Bolsa “MARIO HENRIQUE SIMONSEN” de Ensino e Pesquisa

A bolsa “Mario Henrique Simonsen” tem por finalidade fomentar a pesquisa e a formação de acadêmicos, na área de direito e desenvolvimento, no âmbito do Programa de Pós-Graduação da DIREITO SP. Essa modalidade de Bolsa de Estudos é oferecida à todos os candidatos aprovados no Processo Seletivo do Programa de Mestrado Acadêmico da DIREITO SP, desde que:

  • i. responda a todas as exigências do Programa de Mestrado Acadêmico da DIREITO SP;
  • ii. demonstre desempenho acadêmico exigido pelo Programa de Mestrado Acadêmico da DIREITO SP;
  • iii. desenvolva as atividades em conformidade com a área de concentração e as linhas de pesquisa do Programa de Mestrado Acadêmico da DIREITO SP;
  • iv. apresente projeto de pesquisa com potencial para inovação científica;
  • v. dedique-se integralmente às atividades do Programa de Mestrado Acadêmico da DIREITO SP.

A Bolsa Mario Henrique Simonsen corresponde ao valor integral das mensalidades de um semestre letivo, podendo ser renovada até atingir o limite máximo de quatro semestres.

Outras Oportunidades de Bolsas de Estudo

O Programa de Mestrado Acadêmico da DIREITO SP incentiva e apóia todos os seus alunos a buscarem junto a entidades públicas e privadas de fomento à pesquisa outras bolsas de estudo.

Programas para o Mestrado Profissional

A DIREITO SP adota uma política de financiamento, que permite que o aluno aprovado no processo seletivo para o Mestrado Profissional possa solicitar auxílio de 20% a 100% do valor da mensalidade ao Fundo de Bolsas da DIREITO SP.  A restituição do valor financiado será sem juros, com acréscimo de correção monetária, calculada de acordo com a variação do IGP-M, e terá início após 30 (trinta) meses contados do ingresso no curso. A concessão da bolsa estará sujeita à necessidade financeira do aluno, à disponibilidade de recursos e ao desempenho acadêmico no decorrer do curso.

                                                                                                                                                                 

Educação Executiva Presencial, Customizada e a Distância