CASOTECA

Casoteca

Casoteca DIREITO SP é um projeto desenvolvido pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas objetivando inovar e atualizar o ensino do direito.

A elaboração e difusão de boas práticas para a transformação do ensino jurídico têm sido um objetivo da DIREITO SP desde sua criação. Nesse sentido, a Escola busca aplicar em suas aulas, e divulgar para todos os interessados, métodos participativos de ensino, para os quais o desenvolvimento de materiais didáticos alternativos aos já disponíveis são de fundamental importância.

Em 2005, a DIREITO SP firmou parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para viabilizar a constituição de uma Casoteca, isto é, um acervo digital de casos didáticos. Em 2007, novo financiamento permitiu a produção de outra leva de casos, ampliando o acervo inicial. Finalmente, em 2011, tivemos a terceira rodada de casos. Além dos casos produzidos pelos pesquisadores selecionados por chamada pública, a Casoteca abriga também material produzido internamente à DIREITO SP.

Os casos apresentam narrativas de situações reais envolvendo o direito, e podem ser usados tanto para aulas participativas que façam uso do método do caso, quanto para pesquisas e estudos. Cada caso apresenta, além da narrativa da situação-problema e de documentos anexos, uma “nota de ensino”, que traz sugestões para seu uso em sala de aula

Os casos tratam de alguns temas atuais e controversos e seu conteúdo reflete a opinião de seus autores, e não da DIREITO SP. Todas essas produções são bens públicos, estão disponíveis para livre consulta e download e podem ser citadas desde que mencionada a fonte.

Sugestão de citação: LIMA, Leandro R. R. et al. MG 050: arbitragem em parcerias público-privadas. Casoteca DIREITO SP, São Paulo, 2011. Disponível em: http://direitosp.fgv.br/casoteca/mg-050-arbitragem-parcerias-publico-privadas. Acesso em: 20 dez. 2011.

Esperamos que a Casoteca DIREITO SP seja um estímulo a todos aqueles que se engajam no aperfeiçoamento e renovação do ensino jurídico.

Buscar

To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede