Direito Eleitoral e as Empresas

Apresentação 

Há muito tempo a eleição não é assunto apenas dos jurisdicionados típicos (candidatos e partidos políticos), pois, cada vez mais, atinge as empresas, diversas pessoas físicas e as organizações, tanto estatais, quanto não governamentais. Além do aumento daqueles envolvidos nos desafios eleitorais, o conhecimento sobre sua estrutura passou a ser determinante para a tomada de decisão estratégica, em especial, para as empresas multinacionais que dependem frequentemente de um monitoramento e tradução a respeito de possíveis desdobramentos das eleições brasileiras, cujos principais temas, são decididos no campo jurídico-eleitoral.

Afinal, qual a extensão da responsabilidade da empresa que em seu site ou rede social, se manifesta, ainda que indiretamente, a favor de um candidato ou partido político? Como informar corretamente a sede de uma multinacional ou a presidência de uma empresa brasileira, as hipóteses face a possibilidade de retirada de algum candidato por inelegibilidade ou ilício eleitoral? Qual o papel da tecnologia nas eleições brasileiras? Qual a interface entre os desdobramentos jurídico-eleitorais e as empresas com atuação no Brasil?

Questões como essas serão enfrentadas durante o curso com um viés prático e com base em casos reais para discussão em sala e intercâmbio de experiências, sobretudo, em um ambiente heterogêneo composto por óticas diversas incentivando a multidisciplinaridade do diálogo.

Público-Alvo 

Graduados em Direito, Administração, Economia e Jornalismo com interesse na área independente de prévia experiência com o direito eleitoral. Também poderão ser admitidos profissionais de outras áreas, mas que tenham alguma experiência e interesse na temática do curso.

Grade e Corpo Docente 

Edital do Processo Seletivo - Clique aqui

Grade e Corpo Docente do Curso de Curta Duração Direito Eleitoral e as Empresas - Clique aqui

Realização 

Carga horária: 32 horas-aula
Data de início: 13/08/2018
Dia da semana: segundas-feiras
Provas de 2ª chamada ou reposições: sextas-feiras (estipuladas pela Instituição)
Horário: das 19h20 às 23h
Valor: à vista R$ 3.197,25 ou 1+1 de R$ 1.610,53 (consulte o programa completo do curso para demais opções de pagamento e descontos)

 

Corpo Docente

  • Doutor em Direito Constitucional pela PUC-SP, Mestre em Direito Constitucional pela PUC-SP, com cursos de extensão em Justiça Constitucional pela Université Paul Cézanne (Aix-en-Provence, França). Coordenador do Observatório da Lei Eleitoral durante as eleições de 2016 na FGV Direito SP vinculado à Coordenadoria de Pesquisa Aplicada. Professor de Direito Eleitoral da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É membro fundador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político - ABRADEP. Autor dos livros: A Sociedade e o Supremo Tribunal Federal - o caso das audiências públicas (Editora Fórum) e Direito Eleitoral (Editora Saraiva).

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede