Pós GVlaw em Propriedade Intelectual e Novos Negócios

Apresentação 

A Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Novos Negócios está alinhada ao cenário econômico contemporâneo, de destacado papel para o conhecimento e a inovação tecnológica e marcado pelo surgimento de uma nova geração de empreendedores, especialmente focados no uso das tecnologias em novos modelos de negócios, como as startups. O curso analisa a propriedade intelectual de forma dinâmica, como ativo de novos negócios e objeto de disputas judiciais na esfera nacional e internacional. Trata-se de uma abordagem inovadora para o ensino da propriedade intelectual: prática, baseada em problemas concretos e conectada à realidade.

Desta forma, o curso desenvolve habilidades de compreensão da propriedade intelectual não somente em suas diferentes formas jurídicas – reconhecidas por tribunais nacionais e internacionais – mas de forma a compreender e manusear esse instrumento enquanto ativo estratégico de novos negócios.

Público-Alvo 

Graduados em direito com experiência relevante em propriedade intelectual ou na estruturação de novos negócios. Também serão admitidos profissionais que, em razão de sua experiência na área de propriedade intelectual e novos negócios, não tenham formação jurídica, mas estejam em condições de participar das discussões relevantes do curso.

Grade e Corpo Docente 

Edital do Processo Seletivo - Clique aqui

Grade e Corpo Docente Pós GVlaw em Propriedade Intelectual e Novos Negócios - Clique aqui

Realização 

Carga horária: 432 horas-aula
Duração: 18 meses
Data de início: 07/03/2018
Dias da semana: quartas e quintas-feiras
Provas de 2ª Chamada e Reposições: sextas-feiras (estipuladas pela Instituição)
Horário: das 19h às 22h40
Valor: R$ 33.571,13 à vista ou 1+17 de R$ 2.110,38 (consulte a grade e corpo docente do curso para demais opções de pagamento e descontos)

Corpo Docente

  • Mestre em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP). Bacharel em Direito pela mesma instituição. Doutorando em Política Científica e Tecnológica pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Professor dos programas de graduação e pós-graduação da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP). Coordenador Executivo do Laboratório de Empresas Nascentes de Tecnologia (LENT) da FGV DIREITO SP e Coordenador do Grupo de Ensino e Pesquisa em Inovação (GEPI).

  • Doutor e mestre em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. LL.M. (Law, Science & Technology) pela Stanford Law School. Bacharel em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi chefe de gabinete da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e membro do Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual - GIPI. Inscrito na OAB/SP e no State Bar of California. Advogado do Google.

  • Doutor (2012) e Mestre (2008) em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela Faculdade de Direito da USP. Mestre em Direito (LL.M.) pela Harvard Law School (EUA), Senior Fellow e Professor do Programa de Mestrado da University of Melbourne Law School (Austrália), em 2014. Professor do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da FGV Direito SP, Professor do Global Law Program da FGV Direito SP, Professor do Mestrado Profissional da FGV Direito SP e do MBA em Planejamento Tributário e Gestão de Tributos da FGV; Professor da Faculdade de Direito da Universidade São Judas Tadeu; Membro do Comitê de Redação da Rivista Diritto e Pratica Tributaria Internazionale (Itália), Editor do periódico Derivatives and Financial Instruments(IBFD - Holanda) para o Brasil. Advogado em São Paulo.

  • Pós-Doutorado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, financiado pela FAPESP. Doutor e Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito da USP. Pesquisador visitante em Sociologia do Direito na Università Degli Studi di Milano, Itália. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da USP. Advogado em São Paulo.

  • Especialização em Propriedade Intelectual na Franklin Pierce Law Center, nos EUA. É engenheiro eletrônico e advogado. Tem ampla experiência em litígios judiciais, negociações de propriedade intelectual, patentes, desenho industrial, direito autoral, proteção de programas de computador, transferência de tecnologia, concorrência desleal, marcas, biodiversidade e conhecimentos tradicionais. Com diversificada prática em propriedade intelectual em âmbito internacional.

  • Doutor e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da USP. Mestre em Direito pela New York University. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da USP. Ex-conselheiro e ex-presidente da Primeira Câmara do Conselho Nacional de Direito Autoral (1982-1985). Advogado em São Paulo.

  • Mônica Steffen Guise Rosina

    Doutora em Direito Internacional Comparado pela Universidade de São Paulo. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Mônica é professora do Programa de Mestrado Profissional, da Graduação e da Pós-Graduação lato sensu da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas.

  • Master of Laws Columbia University (2011), graduado em direito pela Universidade de São Paulo, membro relator da Comissão de Direitos Autorais e Direitos da Personalidade da ABPI - Associação Brasileira de Propriedade Intelectual.

  • Mestre em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da USP. Especialização em Direito da Propriedade Intelectual no Franklin Pierce Law Center, EUA. Árbitro, Mediador e Especialista para solução de conflitos envolvendo nomes de domínio do Centro de Solução de Disputas da ABPI, do Centro de Arbitragem e Mediação da OMPI e do Centro MFSD. Autor de diversos artigos sobre assuntos de sua especialidade. Advogado em São Paulo.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede