Ética e Teoria do Direito

Ementa: 

O presente curso pretende delimitar o conceito de ética e sua relevância para o estudo e aplicação do direito. Para tanto será centralizada em dois esforços de fundamentação filosófica da ética. Um primeiro foco será orientado para as propostas utilitaristas contemporânea (especialmente Peter Singer). O segundo foco estará centrado em algumas formulações de uma teoria moral crítica do utilitarismo (especialmente Ronald Dworkin). Para tanto se valerá de aulas teóricas e especialmente seminários. A disciplina pretende desenvolver a capacidade dos alunos de realizar uma leitura rigorosa de textos complexos e ao mesmo tempo estimular a reflexão e a formação de um raciocínio crítico a partir do material lido. Neste semestre um dos focos centrais da reflexão será o tema da vida, morte e a pornografia.

OBJETIVOS PEDAGÓGICOS
Competências
A disciplina pretende desenvolver a capacidade dos alunos de realizar uma leitura rigorosa de textos complexos e ao mesmo tempo estimular a reflexão e a formação de um raciocínio crítico a partir do material lido.
Ademais, a disciplina visa um aprofundamento teórico em temas de Teoria do Direito, com os quais os alunos tiveram um primeiro contato no 1º semestre do 1º ano do curso.

Habilidades
Os trabalhos requeridos em Oficina serão todos realizados em grupos ou duplas e consistirão na elaboração de uma apresentação oral e hand out escrito do texto lido. Assim, a disciplina pretende estimular os alunos a se organizarem para a realização de trabalhos em grupo e a desenvolverem a habilidade de exposição oral com a utilização de recursos visuais como power point e outros.
Em termos mais gerais, a disciplina, tanto nas Oficinas quanto nas Plenárias, buscará incrementar a capacidade de participação dos alunos para a discussão plenária (com os colegas e com o professor) a partir do estímulo ao debate sério e com base nos textos.

Bibliografia: 

REFERÊNCIAS OBRIGATÓRIAS
RACHEL, James; RACHEL, Stuart. Os Elementos da Filosofia Moral. McGraw Hill Editora, 7ª Ed. 2013
SINGER, Peter. Ética Prática. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
DWORKIN, Ronald. Levando os Direitos a Sério. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES
RACHEL, James; RACHEL, Stuart. Os Elementos da Filosofia Moral. McGraw Hill Editora, 7ª Ed. 2013
SINGER, Peter. Ética Prática. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
WILLIAMS, Bernard. Moral: uma introdução à ética. São Paulo : Martins Fontes, 2005.
HARE, Richard Mervyn. A linguagem da moral. São Paulo : Martins Fontes, 1996.
DWORKIN, Ronald. Levando os Direitos a Sério. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
DWORKIN, Ronald. Domínio da vida – Aborto, eutanásia e liberdades individuais. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
DWORKIN, Ronald. Uma questão de princípio. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
_____________. A Virtude Soberana. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
SINGER, Peter. Um só Mundo: A Ética da Globalização. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
 

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede