Metodologia da Pesquisa em Direito I

Docentes: 
Osny da Silva Filho
Ementa: 

O curso de Metodologia de Pesquisa em Direito I possui três objetivos. O primeiro será satisfeito na construção de uma concepção de pesquisa junto aos alunos que atenda à proposta de rigor e sentido fomentada pela FGV Direito SP. O segundo deles é apresentar aos alunos de graduação os elementos necessários à realização de uma pesquisa jurídica de qualidade. O terceiro é criar um sistema de incentivos para o desenvolvimento constante da sua monografia de conclusão de curso. Nesse sentido, não se trata de um curso de epistemologia e nem de formatação, mas de habilitação para utilizar instrumentos centrais para a atividade de pesquisa e que também são úteis para a atividade profissional do jurista. Para lograr êxito em sua proposta, o curso será estruturado em aulas dialogadas acompanhadas de workshops de atividade.

OBJETIVOS PEDAGÓGICOS
Competências
Elaborar um bom projeto de pesquisa e iniciar o processo de pesquisa propriamente dito.

Habilidades
Identificação, decomposição e resolução de problemas jurídicos, familiarização com diversos métodos de pesquisa, aplicação métodos abstratos à resolução de casos concretos.

REFERÊNCIAS OBRIGATÓRIAS
ECO, Umberto. 2006. Como se faz uma tese. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2006
QUEIROZ, Rafael Mafei Rabelo; FEFERBAUM, Marina (Coord.). Metodologia jurídica: um roteiro prático para trabalhos de conclusão de curso. São Paulo: Saraiva, 2012.
QUEIROZ, Rafael Mafei Rabelo. Monografia jurídica passo a passo: projeto de pesquisa, redação e formatação. São Paulo: Método, 2015, pp. 45-64.


REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES
ARTELS, Brandon L.; BONNEAU, Chris W. (Ed.). Making law and courts research relevant: the normative implications of empirical research. New York: Routledge, 2015.
BOOTH, Wayne C et alli. A arte da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CANE, Peter; KRITZER, Herbert M. (Ed.). The Oxford handbook of empirical legal research. New York: Oxford University, 2010.
DENZIN, Norman K; LICOLN, Yvonna S. (Eds.). Handbook of qualitative research. 2nd ed. Thousand Oaks: Sage, 2000.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.