Oficina de Artes e Direito II

Ementa:

DISCIPLINA SEM OFERTA NESTE SEMESTRE: PERTENCE AS SÉRIES INICIAIS DE CURRÍCULO EM PROCESSO DE EXTINÇÃO.

Expressão artística e formas jurídicas. Arte como índice de construções ideológicas. O problema da interpretação nas artes e no Direito. Ética e estética.

OBJETIVOS PEDAGÓGICOS
(i). Leitura crítica de diferentes cenários.
(ii). Estabelecimento de relações e de contrastes entre discursos de natureza diversa.
(iii). Construção de repertório de estratégias interpretativas.

Habilidades
(i). Apropriar-se da experiência estética como instrumento para expandir o repertório de estratégias interpretativas.
(ii). Estabelecer relações entre perspectivas estéticas, construções ideológicas e formas jurídicas.

Bibliografia:

REFERÊNCIAS OBRIGATÓRIAS
FISH, Stanley. Doing what comes naturally: change, rhetoric, and the practice of theory in literary and legal studies. Durham: Duke University, 1989.
FAORO, R. A viagem redonda: do patrimonialismo ao estamento. In: FAORO, R. Os Donos do Poder : formação do patronato político brasileiro. Rio de Janeiro: Globo, 1958.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. O Homem Cordial. In: HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Nossa Revolução. In: HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES
BRESSER-PEREIRA, L. C. Desenvolvimento e crise no Brasil: história, economia e política de Getúlio Vargas a Lula. 5.ed. São Paulo: 34, 2003.
CANDIDO, Antonio. A Revolução de 1930 e a cultura. In: CANDIDO, Antonio. Educação pela noite. 5.ed. São Paulo: Ática, 2006.
CARDOSO, F. H.; FALETTO, E. Nacionalismo e populismo: Forças sociais e política desenvolvimentista na fase de consolidação do mercado interno; A internacionalização do mercado: o novo caráter da dependência. In: Dependência e Desenvolvimento na América Latina: Ensaio de Interpretação Sociológica. 8.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
POSNER, Richard A. Law and Literature. Revised and updated edition. Nova York: Harvard University Press, 1998.
PRADO JR., C. Sentido da Colonização. In: Formação do Brasil Contemporâneo. 23.ed. São Paulo: Brasiliense 1994 (1942).
SCHWARZ, Roberto. Ao Vencedor as Batatas. 5.ed. São Paulo: Duas Cidades, 2000.
SKIDMORE, T. Redemocratização: Novas Esperanças, Velhos Problemas: 1985-.... In: Uma História do Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 4.ed. 2003.