Oficina de Inglês Jurídico II

Ementa:

O curso oferece uma visão sobre o uso da língua inglesa no contexto de atividades jurídicas consultivas. Alunos de diferentes níveis de domínio da língua inglesa poderão entrar em contato com a estrutura e a terminologia própria de contratos e outros documentos redigidos em inglês, bem como terão a oportunidade de conhecer a preparação necessária para competições internacionais no formato de moot court. Para isso, o curso foi estruturado em dois blocos de atividades: (i) elaboração e redação de documentos jurídicos relevantes à consultoria jurídica (e.g. memorandos, pareceres e contratos); e (ii) a análise, pesquisa e elaboração de apresentações sobre problemas jurídicos relevantes, tendo como principal ferramenta pedagógica o modelo de moot court, presente em diversas competições internacionais.

OBJETIVOS (COMPETÊNCIAS E HABILIDADES)
Competências:
O curso almeja desenvolver as seguintes competências e habilidades entre os seus alunos (as): (i) compreensão do papel da língua inglesa em atividades jurídicas realizadas no Brasil; (ii) compreensão e análise crítica de documentos jurídicos elaborados em língua inglesa e sua inserção no ordenamento jurídico nacional; (iii) planejamento e organização na elaboração de documentos jurídicos (planning and preventive writing); (iv) despreendimento para a realização de apresentações em língua inglesa sobre temas jurídicos relevantes; (v) domínio de termos e expressões próprias da língua inglesa na elaboração de documentos jurídicos; e (vi) capacidade de responder questões jurídicas propostas em língua inglesa (escritas ou orais) em um período limitado de tempo.

Bibliografia:

REFERÊNCIAS OBRIGATÓRIAS
ADAMS, Kenneth A. A Manual of Style for Contract Drafting. Chicago: American Bar Association, 2013.

EDWARDS, Linda H. Legal Writing and Analysis. 3rd edition. New York: Aspen Publishers, 2011.

SPILLANE, Meghan. International Moot Court: An Introduction. New York: International Debate Education Association.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES
MEISSNER, William Baynard. How to Explain Brazilian Civil Procedure in English. Curitiba: Juruá, 2015.

TIERSMA, Peter M.; SOLAN, Lawrence M. (ed.). The Oxford Handbook of Languange and Law. Oxford: Oxford University Press, 2012.

TOLLEN, David W. The tech contracts handbook: software licenses and technology services agreements for lawyers and businesspeople. Chicago: American Bar Association  - Section of Intellectual Property Law, 2010.

WEIZER, Paul I. (ed.). How to Please the Court: A Moot Court Handbook. New York: Peter Lang, 2004.

WOJCIK, Mark E. Introduction to Legal English: An Introduction to legal terminology, reasoning and writing in plain english. Second edition. Washington: International Law Institute, 2001.

WYDICK, Richard C. Plain English for Lawyers. Fifth edition. North Carolina: Carolina Academic Press, 2005.