Oficina de Prática Jurídica V: Redação e Estratégia Processual II

Ementa:

Aplicação prática de conceitos e institutos de direito processual analisados no curso de processo civil e em outras disciplinas, a partir de casos concretos e situações-problema em que os alunos tenham que definir estratégias processuais, elaborar argumentos e teses jurídicas, redigir peças processuais e cláusulas contratuais, além de realizar escolhas e tomar decisões no ambiente judicial e extrajudicial de solução de conflitos.

OBJETIVOS PEDAGÓGICOS
Competências
Raciocínio e planejamento estratégico do caso, avaliação e escolha das formas de solução adequadas aos problemas concretos apresentados, aplicação prática dos institutos processuais.

Habilidades
Redação de peças processuais, cláusulas de solução de conflitos, análise de julgados, criação de teses jurídicas e raciocínio estratégico para manusear o instrumental técnico-processual e gerir o conflito, tanto no âmbito do contencioso judicial quanto no extrajudicial.

Bibliografia:

REFERÊNCIAS OBRIGATÓRIAS
BUENO, Cássio Scarpinella. Curso sistematizado de direito processual civil: teoria geral do direito processual civil. 8.ed. São Paulo: Saraiva, 2014. v. 1.
CINTRA, Antonio Carlos de Araújo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cândido Rangel. Teoria geral do processo. 30.ed. São Paulo: Malheiros, 2014.
DINAMARCO, Cândido Rangel. Instituições de Direito Processual Civil. 6.ed. São Paulo : Malheiros, 2009. v. 1-3.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES
BARBOSA MOREIRA, José Carlos. Comentários ao CPC. 12.ed. Rio de Janeiro: Forense. 2005. v. 5.
BEDAQUE, José Roberto dos Santos. Apelação: questões sobre admissibilidade e efeitos. In: NERY JUNIOR, Nelson; WAMBIER, Tereza (coord.). Aspectos polêmicos e atuais dos recursos cíveis e de outros meios de impugnação às decisões judiciais. São Paulo: RT, 2003. v. 7, p. 437-471.
BONDIOLI, Guilherme. Sentença e Coisa Julgada: segurança nas relações empresariais. In: CARMONA, Amendoeira (Coord.) Estratégias Processuais na Advocacia empresarial. São Paulo: Saraiva, 2011. p. 267-293.
BRASIL. Código Civil. Lei n° 10.406, de 10 de janeiro de 2002.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.