Política e Instituições Brasileiras

Ementa: 

O principal objetivo da disciplina é apresentar o modelo político institucional adotado pela Constituição Federal de 1988 e suas implicações no funcionamento do Estado brasileiro. Neste sentido, deverão ser tratados temas relativos à engenharia política, como democracia, ciadadania, governabilidade, regime político, federalismo, participação política e sistema de justiça. Estes temas foram agrupados em três tópicos: I) Democracia; II) Representação e Disciplina da Competição Política e III) Governabilidade. Não se pretende, com o programa fazer uma apresentação exaustiva de todos os temas e questões que envolvem o funcionamento da democracia brasileira, neste sentido foi feita uma escolha daquelas questões-chave e que podem gerar controvérsias, inclusive com o objetivo de apresentar para o aluno a complexidade do sistema político no Brasil.

OBJETIVOS PEDAGÓGICOS:

Competências/Habilidades

Espera-se que a partir da discussão dos temas aqui apresentados o aluno tenha condições de elaborar uma análise do funcionamento das instituições políticas brasileiras e verificar de forma crítica as considerações sobre a instabilidade institucional, as propostas de reforma e as alternativas que a ciência política apresenta.
No que diz respeito às habilidades, o objetivo da disciplina é garantir que o aluno seja capaz de ler textos especializados na área; analisar artigos de jornal ou artigos acadêmicos sob a ótica da bibliografia e das discussões feitas em sala de aula, desenvolver por escrito e apresentar oralmente análises de conjuntura política, utilizando argumentos pertinentes, trabalhar em grupo.