Projeto Multidisciplinar

Ementa: 

A disciplina de ensino por projeto pretende aplicar a metodologia de ensino pautada em experiência (experiential learning), já testada em diversos países com sucesso, e  visa complementar o ensino das Clínicas de Prática Jurídica na preparação dos alunos para o exercício profissional.

A disciplina tem três objetivos principais: (i) permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; (ii) oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; (iii) oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiência práticas.

No intuito de atingir esses objetivos, a disciplina permitirá aos alunos que definam os projetos nos quais pretendem se engajar dentro de opções e critérios pré-definidos pelo professor, mas gozando de autonomia para definir o escopo de atuação, a metodologia de trabalho e o formato da entrega final.

A disciplina oferecerá espaços para aprendizado em grupo e para reflexão e observação da experiência vivida, auxiliando na sistematização do aprendizado obtido e na sua reaplicação.

Serão oferecidos, ainda, encontros com professores e especialistas que ficarão responsáveis por realizar apresentações e seminários sobre temas relevantes para o desenvolvimento dos projetos em que os alunos estarão engajados. Além disso, em determinados momentos do curso será oferecida a oportunidade aos alunos de acessarem mentores que possam auxiliá-los nos projetos.

O foco inicial da disciplina estará relacionado ao empreendedorismo jurídico e social.

A avaliação será feita por meio de uma banca avaliadora e pelo próprio professor-orientador e não estará vinculada necessariamente ao sucesso do projeto, mas ao engajamento do aluno e sua capacidade de gerir e orientar seu próprio ensino.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede