Encontro Empresarial pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e Lançamento do Guia de Avaliação de Impacto em Direitos Humanos

Encontro Empresarial pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes

Lançamento do Guia de Avaliação de Impacto em Direitos Humanos


O Grupo de Direitos Humanos e Empresas (GDHeE) da FGV Direito SP e a Childhood realizam um encontro empresarial para debater a proteção dos direitos de crianças e adolescentes em setores considerados mais vulneráveis como transporte e logística; agronegócio; extrativista e infraestrutura.

Durante o encontro será lançado o Guia de Avaliação de Impacto em Direitos Humanos, que identifica precedentes da responsabilização de empresas pelos impactos causados por suas operações em crianças e adolescentes e oferece ferramenta prática de avaliação e controle.

Os participantes vão discutir possíveis avanços a partir da aplicação prática da ferramenta com proposta de ações que podem ser realizadas pela proteção de crianças e adolescentes na gestão e operação dos seus negócios.



Sobre o Guia

O Guia de Avaliação de Impacto em Direitos Humanos é resultado da pesquisa “Grandes Empreendimentos e Direitos Humanos: responsabilidades das empresas na proteção dos direitos de crianças e adolescentes”, realizada pelo GDHeE entre 2014 e 2015, com apoio da Embaixada do Reino dos Países Baixos e da OAK Foundation em parceria com a Childhood Brasil. A partir do levantamento, foi desenvolvida uma matriz de avaliação de impacto, elaborada de forma colaborativa com 40 empresas que tem como objetivo apoiar o setor privado na gestão e operação, tanto na avaliação de risco quanto nos planos de ação para respeitar os Direitos Humanos, a partir dos exemplos com crianças e adolescentes.

 

Sobre o Grupo de Direitos Humanos e Empresas (GDHeE) da FGV Direito SP

Com uma equipe interdisciplinar de pesquisadores, o Grupo de Direitos Humanos e Empresas da FGV tem como missão realizar pesquisas aplicadas para criar referências para políticas públicas e práticas empresariais, buscando garantir a proteção dos direitos das populações impactadas pelos negócios.

 

Sobre a Childhood Brasil

É uma organização brasileira que trabalha, desde 1999, para influenciar a agenda de proteção da infância e adolescência no país. A organização tem o papel de garantir que os assuntos relacionados ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes sejam pauta de políticas públicas e do setor privado, oferecendo informação, soluções e estratégias para as diferentes esferas da sociedade. A Childhood Brasil é certificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e faz parte da World Childhood Foundation (Childhood), instituição internacional criada pela rainha Silvia da Suécia.

 

 


 

  • 07/06/20178:30 - 13:00
    Auditório (Rua Rocha, 233, 2º subsolo, São Paulo - SP)
    RESTRITO A CONVIDADOS

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede