Encontro ILADD 2012 Brasil - Reformas Constitucionais e Modelos de Democracia

A realização do Encontro da rede de Iniciativas Latino-americanas em Direito e Democracia (ILADD) em 2012 é parte de um projeto maior de criação de algo que pretende ser algo como uma “CEPAL Jurídica”, ou seja, uma rede que ofereça um espaço estável e organizado para que juristas possam intervir no paradigma de pensamento, ensino e atuação jurídica latino-americanas e globais; tal como a CEPAL fez no campo da Economia em décadas passadas.

Para alcançar este objetivo, a produção latino-americana sobre os temas que o grupo define como prioritários, será revisada e compilada a partir de uma perspectiva interdisciplinar e comparada, sempre com a preocupação explícita de gerar propostas inovadoras, inclusive de desenhos institucionais relevantes para diferentes países da região.
A produção de idéias e textos será realizada anualmente por meio da eleição de um tema – em 2012, Reformas Constitucionais e Modelos de Democracia – e da formação de uma comissão de três membros da rede.

Os encontros anuais do ILADD, sempre abertos ao público, servirão de palco para discussão destas produções, que serão re-elaboradas e compiladas em uma obra a ser veiculada de modo impresso e digital, com edições em português e castelhano, disponíveis gratuitamente na internet, que contarão com uma conclusão coletiva da Rede. Serão disponibilizados, também, vídeos do evento, em website com este propósito específico, juntamente com uma revisão da bibliografia latino-americana sobre o tema.

Palestrantes 
  • Oscar Vilhena Vieira

    Pós-Doutor pelo Centre for Brazilian Studies - St. Antonies College, Universidade de Oxford (2007), Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1998-1991), Mestre em Direito pela Universidade de Columbia, Nova York (1995) e Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988). É Diretor da DIREITO SP, onde leciona nas áreas de Direito Constitucional, Direitos Humanos e Direito e...

  • Ronaldo Porto Macedo Junior

    Doutor em Direito (1997), mestre em Filosofia (1993), graduado em Direito (1985) e em Ciências Sociais (1987), todos pela Universidade de São Paulo, na qual é professor titular e livre-docente. Atualmente é Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Professor Titular do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da USP, Professor de Filosofia Política...

Parceiros 

Comentários

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA de imagem
Digite o texto exibido na imagem.
To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede