XIII Seminário Internacional sobre Gestão Judicial Civil - Experiências de Inovação nos Sistemas de Justiça da América Latina

XIII Seminário Internacional sobre Gestão Judicial Civil

Experiências de Inovação nos Sistemas de Justiça da América Latina

INSCREVA-SE

As reformas aos sistemas de justiça civil na América Latina são recentes e se iniciaram, em regra, a partir da atualização das respectivas legislações locais, com a finalidade de adequá-las aos conflitos de natureza privada, comercial, trabalhista, de família, entre outros.

Entretanto, os estudos e projetos desenvolvidos pelo Centro de Estudios de Justicia de las Americas (CEJA) têm demonstrado que, juntamente com modernização legislativa, o sucesso das reformas aos sistemas de justiça está estreitamente vinculado a uma boa gestão dos instrumentos jurídicos e administrativos dos quais se dispõe para alcançar um acesso rápido e efetivo da resolução dos conflitos.

Assim sendo, como forma de divulgar as melhores práticas de gestão da justiça civil na região e aprofundar o debate sobre o tema, CEJA, juntamente com o Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) e a FGV Direito SP, promove o Seminário Internacional sobre Gestão Judicial Civil, com participação de representantes de diversos países, como Brasil, Argentina, Guatemala, Peru e Colômbia.

Os expositores estrangeiros do evento tiveram suas propostas selecionadas durante o 2º Concurso de Experiências de Inovação nos Sistemas de Justiça Civil da América Latina, realizado por CEJA durante o mês de junho deste ano. Além de apresentar suas experiências no seminário, os selecionados publicarão um artigo a respeito das mesmas, em livro a ser editado também por CEJA.

Já os expositores brasileiros foram convidados em razão de sua participação em experiências locais, muitas delas premiadas ou reconhecidas por outros órgãos, como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), ou por seus estudos e pesquisas a respeito de diferentes aspectos da gestão judicial civil no cenário brasileiro.

Esta atividade se realiza no marco do projeto “Melhorando o Acesso à Justiça Civil na América Latina”, que o CEJA desenvolve com o apoio do Global Affairs of Canada, e que permitirá fazer o acompanhamento e a avaliação das reformas processuais civis na região durante os próximos anos.

O evento ocorre nos dias 16 de novembro, das 9h às 18h, e 17 de novembro, das 14h às 18h, no Auditório da FGV Direito SP.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Realização: