COMÉRCIO INTERNACIONAL

Em atividade desde: 08/2014

Docente supervisor: Rabih Nasser

Coordenação: Gustavo Breviglieri Garcia, Marina Yoshimi Takitani e Ricardo Luis Fernandes da Silva.

Equipe: Alexandre Machado, Bruna Linhares Ferrazzo, Bruna Prado, Carol Sayeg, Giulia de Paola, Gustavo Beviglieri, João Paulo Junqueira, Maria Carolina Gama,  Melissa Marien Marques, Nathalie Tiba Sato, Ricardo Fernandes e Vitor Emannuel.


 

O grupo tem como objetivo difundir e gerar conhecimento em direito internacional econômico, desenvolvendo duas principais atividades: (i) proporcionar um espaço para desenvolvimento de pesquisas em comércio internacional com a participação de alunos e (ii) estudar um dos mais importantes órgãos adjudicantes multilaterais, o Órgão de Solução de Controvérsias da Organização Mundial do Comércio. Propõe-se a realização de duas atividades principais, relacionadas, mas independentes entre si:

1. Encontros semanais dedicados à discussão dos principais temas relacionados à solução de controvérsias na OMC, com base em textos sugeridos pelos coordenadores e pela pesquisa realizada pelos integrantes do grupo. Prevê-se a duração de 7 semanas.

2. Mínimo de dois encontros semanais e preparação da equipe de alunos da FGV Direito SP para participação na ELSA Moot Court Competition.

Já quanto à atividade de pesquisa em comércio internacional, o grupo permanece como um espaço para troca de informações e discussão entre seus membros e está aberto para desenvolvimento de pesquisas em parceria com outras instituições, inclusive outros grupos de estudos da FGV Direito SP.

ATIVIDADES

  • Preparação da equipe da FGV Direito SP para a 16ª edição do ELSA Moot Court competition. O caso de 2017-2018 envolve discussões sobre barreiras técnicas, barreiras tarifárias e subsídios. A fase regional da competição acontecerá na semana de 22 de março de 2018 em Washington, DC, Estados Unidos.

    Conforme o caso fictício do ELSA Moot Court Competition na edição 2015/2016, o grupo vêm desenvolvendo pesquisas na área de subsídios para o desenvolvimento de energia sustentável, com base no Acordo de Subsídios e Medidas Compensatórias da (ASMC) da OMC.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede