DIREITO DA CONCORRÊNCIA EM PLATAFORMAS DIGITAIS

Em atividade desde: 09/2017

Docente Supervisor: Caio Mario da Silva Pereira Neto

Coordenação: Bruno Polonio Renzetti

Membros: Alexandre Pacheco da Silva, Brunna P. Ortega de Almeida, Bruno Bastos Becker, Gabriel Fernandes, João Azambuja, Marcela Abras Lorenzetti e Rodrigo Zingales.

Participação Discente: Beatriz Wainstein Silber (FGV Direito SP), Bruno Polonio Renzetti (FGV Direito SP), Camila Manfredini de Abreu (USP), Carolina Bueno (FGV Direito SP), Liana Lima Issa (FGV Direito SP), Marina Chakmati (FGV Direito SP), Pedro Souza (FGV Direito SP), Renata Rossi Ignacio (USP), Ricardo Fernandes (FGV Direito SP).


As diversas inovações ocorridas no mundo digital têm apresentado novos desafios para o Direito da Concorrência, a partir da criação de novos mercados e inéditas formas de atuação dos participantes de tais mercados. Estas inovações têm levado à criação de novos mercados e dinâmicas econômicas que propõem novos desafios ao direito antitruste. É nesse contexto que se inclui a relevância deste novo grupo de estudos na FGV Direito SP: investigar e compreender as mudanças que os novos mercados digitais apresentam ao direito concorrencial, identificando os desafios que estão na agenda do dia.
A partir do estudo de casos concretos do Brasil e do exterior, o objetivo primordial do grupo é entender como condutas anticompetitivas clássicas representam ou não uma efetiva preocupação nesses novos mercados e também como as novas estratégias empregadas pelos players dos mercados em plataformas multisided trazem novas questões sobre potenciais efeitos de exclusão de concorrentes.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede