Programa de Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Científica (PIC) é aberto a alunos e alunas tanto da FGV DIREITO SP como de outras instituições de ensino de todo o Brasil. Seu objetivo é identificar jovens acadêmicos com potencial científico e formá-los desde cedo como pesquisadores de excelência em temas jurídicos variados.


O PIC conta com bolsas oferecidas pela própria instituição e com uma cota de bolsas oferecida anualmente pelo Programa de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq (PIBIC).


As bolsas de iniciação científica são atribuídas mediante julgamento de projetos de pesquisa apresentados por alunos durante o primeiro semestre letivo de cada ano. As pesquisas, que duram em regra um ano, geram relatórios que são disponibilizados ao público de forma aberta e gratuita na Biblioteca Digital da FGV.

Seleção de Projetos de Pesquisa de Iniciação Científica – 2017/2018

A Coordenadoria do Mestrado Acadêmico e Pesquisa da FGV DIREITO SP, em conformidade com o Regulamento do Programa de Iniciação Científica, torna pública a abertura do Processo Seletivo do Programa de Iniciação Científica 2017/2018.

Serão disponibilizadas vagas para pesquisa em iniciação científica para o desenvolvimento de projetos de pesquisa que estejam diretamente vinculados às Linhas de Pesquisa da FGV DIREITO SP (apresentadas em seu site), bem como às áreas de interesse dos docentes da DIREITO SP (vide Cadernos de Informações e Orientações).

As pesquisas em iniciação científica terão duração máxima de um ano, e serão desenvolvidas no período compreendido entre agosto de 2017 e julho de 2018.
Poderão se inscrever nesse processo seletivo os estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação em Direito de quaisquer instituições de ensino superior no Brasil.

O período de inscrições inicia-se em 11 de abril de 2017 e encerra-se em 15 de maio de 2017, conforme Edital.

PIC DIREITO SP Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados

Seleção de Projetos de Pesquisa para desenvolvimento no âmbito do convênio firmado com o SOUZA, CESCON, BARRIEU E FLESCH ADVOGADOS

A Coordenadoria de Pesquisa e Desenvolvimento Estratégico da DIREITO SP, em conformidade com o Regulamento do Programa de Iniciação Científica, em vigor na presente data, e com o convênio firmado com a sociedade de advogados Souza, Cescon, Barrieu e Flesch Advogados, torna público a reabertura do processo de seleção de projetos de pesquisa de iniciação científica.

Serão concedidas até 3 (três) bolsas de iniciação científica para o desenvolvimento de projetos que estejam diretamente vinculados a um ou mais temas compreendidos nos tópicos de pesquisa descritos na apresentação da proposta de pesquisa. 

Poderão participar deste processo seletivo os alunos regularmente matriculados em cursos de graduação de Direito de quaisquer instituições de ensino superior.

O período de inscrições no processo seletivo inicia-se em 29 de agosto e encerra-se em 12 de setembro de 2012.

Proposta de linha de pesquisa em iniciação científica

PIC 2016/2017

A Coordenadoria do Mestrado Acadêmico e Pesquisa da FGV DIREITO SP, em conformidade com o Regulamento do Programa de Iniciação Científica, torna pública a abertura do Processo Seletivo do Programa de Iniciação Científica 2016/2017.


Serão disponibilizadas vagas para pesquisa em iniciação científica nas modalidades voluntária e com bolsa para o desenvolvimento de projetos de pesquisa que estejam diretamente vinculados às Linhas de Pesquisa da DIREITO SP (apresentadas no Anexo II), bem como às áreas de interesse dos docentes da DIREITO SP (Cadernos de Informações e Orientações).


As pesquisas em iniciação científica terão duração máxima de um ano, e serão desenvolvidas no período compreendido entre agosto de 2016 e julho de 2017.
Poderão se inscrever nesse processo seletivo os estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação em Direito de quaisquer instituições de ensino superior no Brasil.

 

A FGV DIREITO SP prorroga as inscrições para o processo seletivo do Programa de Iniciação Científica 2016. Agora os interessados têm até o dia 04 de abril (segunda-feira) para se inscrever.

PIC 2014/2015

A Coordenadoria Adjunta de Pesquisa da DIREITO SP, em conformidade com o Regulamento do Programa de Iniciação Científica, em vigor na presente data, torna público a abertura do processo de seleção de projetos de pesquisa de iniciação científica para o período 2014/2015.

Serão concedidas bolsas de iniciação científica para o desenvolvimento de projetos que estejam diretamente vinculados às linhas de pesquisa da DIREITO SP (apresentadas no Anexo II do Edital) bem como às áreas de interesse dos professores  da DIREITO SP (algumas das quais apresentadas no Material Didático “Programa de Iniciação Científica – Informações e Orientações”. As áreas de interesse dos professores podem também ser consultadas no site da DIREITO SP).

As pesquisas terão duração máxima de um ano, e serão desenvolvidas no período compreendido entre agosto de 2014 e julho de 2015.

Poderão participar deste processo seletivo os alunos regularmente matriculados em cursos de graduação de Direito de quaisquer instituições de ensino superior do Brasil.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

PIC 2013/2014

As pesquisas de iniciação científica referentes ao período 2013/2014 estão em curso. Uma vez finalizadas, os relatórios finais de pesquisa serão disponibilizados na biblioteca digital da DIREITO SP.

As normas que regulamentam a edição 2013/2014 do Programa de Iniciação Científica podem ser acessadas abaixo

Anexos

PIC FASHION LAW

A Coordenadoria de Pesquisa e Desenvolvimento Estratégico da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, em conjunto com o Grupo de Estudos em Direito e Inovação e em conformidade com o Regulamento do Programa de Iniciação Científica em vigor na presente data, em especial os seus artigos 2o, par. único e 6o, inc. I, e com o convênio firmado com a sociedade de advogados Pinheiro Neto Advogados (“Patrocinador”), torna público Edital para seleção de projetos de pesquisa de iniciação científica.

CONTEMPLADOS

Candidato Universidade
Ana Cláudia de Souza Narciso Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Cristiano Reis Araújo Universidade Federal de Goiás
Vitor do Amaral Lira Universidade de Mogi das Cruzes

 

                                                                                                                                                                 

Educação Executiva Presencial, Customizada e a Distância

                                                                                                                                                70 Anos FGV            FGV Notícias         FGV News