Metodologia de Ensino

A preocupação em renovar decididamente a metodologia de ensino, com o desenvolvimento de métodos pedagógicos participativos, está na gênese da criação da DIREITO SP, no início dos anos 2000, e é até hoje um de seus três pilares fundamentais.

Desde o começo, o grupo envolvido na montagem da Escola buscou desenvolver um repertório de técnicas interativas, capaz de provocar reações no aluno e arrancá-lo de sua postura passiva de mero receptor do conhecimento transmitido pelos professores. Esses novos métodos foram aprofundados e aprimorados ao longo dos últimos anos e continuam a ser renovados até hoje.

Sai a tradicional aula expositiva, na qual o professor atua como em um monólogo, entra um conjunto de métodos diferenciados de ensino como método socrático, método do caso, role play, problem based learning e clínicas, dentre outros, que estimula o aprendizado através do raciocínio. O aluno é habilitado a solucionar os problemas de forma autônoma, com o auxílio e não a tutela do professor.

“A tradicional aula expositiva, como já diria San Tiago Dantas, cristaliza o Direito, inibe a criatividade do aluno e do professor, bem como adormece o raciocínio jurídico crítico do aluno”Ary Oswaldo Mattos Filho, ex-diretor e fundador da DIREITO SP.
“Tenho a impressão de que a Escola começou, de fato, com as discussões sobre metodologia de ensino.”

“Queríamos ensinar o Direito por intermédio do raciocínio intuitivo, partindo de problemas concretos. O ponto fundamental é que o aluno seja capaz de pensar analiticamente de forma precisa, que seja capaz de reagir aos problemas e buscar respostas satisfatórias”
Oscar Vilhena Vieira, diretor da DIREITO SP desde 2011.

Acervo Online de Ensino Participativo

O Núcleo de Metodologia do Ensino da DIREITO SP buscou sistematizar seus métodos de ensino e experiências docentes em livros, vídeos e e-books, assim como em um curso para professores produzido em parceria com a FGV Online e um banco de casos, a Casoteca. Com o objetivo de consolidar esse esforço de inovação metodológica e contribuir para o desenvolvimento do ensino jurídico no Brasil, o site da DIREITO SP disponibiliza, de forma inteiramente gratuita, o Acervo Online de Ensino Participativo

Oficinas e Clínicas de Prática Jurídica

As oficinas de prática jurídica são ministradas do primeiro ao sexto semestre do curso de graduação e têm por foco habilidades relacionadas à prática profissional: expressão verbal e textual, pesquisa, redação e estratégia processual, contratual e legislativa, manejo de legislação e jurisprudência, decisões empresariais e métodos alternativos de resolução de conflitos). A metodologia predominante nas oficinas é o emprego de exercícios práticos e métodos de simulação de situações concretas em sala de aula.

Monte seu workshop conosco

Com a missão de disseminar a metodologia de ensino participativa, a DIREITO SP ministra workshops personalizados em todo o Brasil.

Havendo interesse, entrem em contato conosco para mais informações sobre como montar seu workshop.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede