Vídeos Teoria: Questões fundamentais para o ensino jurídico

VÍDEOS TEORIA: Questões fundamentais para o ensino jurídico

O professor José Garcez Ghirardi aborda questões e reflexões fundamentais acerca da metodologia participativa, que necessariamente devem ser enfrentadas por um docente ao elaborar um programa de ensino jurídico. Neste contexto, é apresentado, em cinco vídeos, um instrumental essencial a quem pretende estruturar um curso jurídico ou aprimorar suas técnicas de ensino na perspectiva participativa.

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    10/09/2012

    Neste vídeo, o professor José Garcez Ghirardi discute a importância da escolha metodológica pelo docente para a construção de um bom curso jurídico. Para tanto, questionamentos e definições devem ser realizados previamente, considerando o contexto de atuação, o público-alvo, os objetivos e expectativas, tanto institucionais quanto pedagógicos do aluno.

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    10/09/2012

    O professor José Garcez Ghirardi reflete sobre a perspectiva de ensino tradicional e as vantagens do método participativo, bem como suas consequências para o aprendizado e formação de profissionais. Na prática participativa, o docente estrutura um curso no qual o aluno é tomado como o ator principal e construtor de seu próprio conhecimento, protagonismo este que influencia sua condição não apenas profissionalmente, mas como cidadão.

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    10/09/2012

    Neste vídeo, o professor José Garcez Ghirardi aborda as escolhas do docente na construção de um programa de ensino jurídico, que deve representar a visão que ele tem do Direito e do profissional que quer formar. Não se pode deixar de realizar escolhas, mas estas devem ser claras e bem fundamentadas, tanto para o professor quanto para o aluno.

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    28/09/2012

    O professor José Garcez Ghirardi elenca algumas das principais propostas metodológicas de ensino participativo enquanto visão de ciência e de ensino e aprendizagem, tais como o método do caso, role play, simulação, diálogo socrático e problem based learning (PBL), apontando suas características e desafios.

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    28/09/2012

    Neste vídeo, o professor José Garcez Ghirardi discorre sobre o processo de avaliação como instrumento de formação do aluno. Nesta perspectiva, seu significado está além de representar um número ou certificar um saber. A depender do que se quer avaliar, deve haver diversos critérios e instrumentos, contribuindo para o desenvolvimento do aluno.

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