Entrevista com ex-aluna - Renata Aoki

Entrevista com ex-aluna

Renata Aoki

Por que você escolheu estudar Direito na FGV DIREITO SP?

Renata  - Desde o processo seletivo a DIREITO GV se mostrou ser uma instituição diferenciada, a prova oral durante o vestibular já demonstrava a preocupação em selecionar alunos completos com habilidades não só de conteúdo, mas também de capacidade critica e postura ativa diante da informação. O momento decisivo para a escolha desta instituição foi uma palestra de apresentação em que foi exposto que o curso seria integral com aulas de artes e direito, inglês jurídico, utilização do método socrático, existência de professor tutor, enfim, a proposta correspondia com o meu anseio de me desenvolver em todas áreas, como ser humano, e não só adquirir conhecimento jurídico.

Como foi sua trajetória de carreira até o momento (estagiou? onde trabalha atualmente? por quais empregadores já passou, etc.)? Quais as maiores dificuldades encontradas no seu início de carreira?

Renata - Cursei o curso de relações internacionais na USP juntamente com a FGV DIREITO SP pois inicialmente tinha o propósito de ser diplomata. Após um período de estágio no Instituto Rio Branco, conclui que se distanciava do meu perfil profissional. A partir daí decidi tentar ter o maior numero de experiências possíveis junto a profissionais do direito para examinar o trabalho com o qual eu realmente me identificava. Nesta oportunidade, fiz um estagio em um Registro de Imóveis em que percebi que a carreira casava perfeitamente o aspecto jurídico com o empresarial que tanto gostava. Decidi então me dedicar ao ingresso na carreira extrajudicial de serventias notariais e registrais. No primeiro concurso que fiz fui aprovada e escolhi o Tabelionato de Notas e Protesto de Rancharia, interior de São Paulo. A distancia da minha família e a ânsia de um crescimento profissional na área me deram forcas para a difícil tarefa de conciliar estudo e trabalho. E após alguns anos de renuncias e extrema dedicação fui aprovada em primeiro lugar no Concurso de São Paulo, escolhendo o 10 Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas da Comarca da Capital, minha atual serventia.

Como sua formação na GV influenciou o trabalho que realiza atualmente?

Renata - A diferenciada formação da DIREITO GV possibilita algo peculiar: a autonomia do estudo e do aprendizado. Com essa ferramenta mental e didática é possível se dedicar muito e com sucesso a qualquer atividade que se proponha desempenhar.