Entrevista com ex-aluno - Erik Fontenele Nybø

ENTREVISTA COM EX-ALUNO

Erik Fontenele Nybø

Por que você escolheu estudar Direito na FGV DIREITO SP?

Erik - Escolhi estudar na FGV Direito SP pois percebi que era um curso diferenciado dos demais. Ao invés de uma abordagem tradicional do ensino, a escola oferecia alguns diferenciais que nenhuma outra faculdade oferecia: a feira de estágios em que empresas e escritórios buscam os alunos da FGV para integrar seu quadro de colaboradores, palestras e workshops de professores estrangeiros, grade curricular diferenciada, dentre outros.

Como foi sua trajetória de carreira até o momento (estagiou? onde trabalha atualmente? por quais empregadores já passou, etc.)? Quais as maiores dificuldades encontradas no seu início de carreira?

Erik - Iniciei minha carreira como estagiário no Trench, Rossi e Watanabe (representação do Baker & Mc Kenzie no Brasil) na área de Infraestrutura, Bancário e Imobiliário. Em seguida, fui convidado para atuar na Petra Energia S.A., uma empresa do setor de óleo & gás na qual fui efetivado posteriormente como advogado. Após um período na empresa fui convidado para a HSI - Hemisfério Sul Investimentos S.A., um fundo de investimento do setor imobiliário. Por fim, recebi o convite para criar o departamento jurídico de uma startup, momento em que me tornei gerente jurídico global da Easy Taxi, uma das mais importantes startups do Brasil e presente em diversos países. No início de 2016 publiquei um livro pela editora Juruá denominado "Direito das Startups". Sou mentor de startups no programa Innovativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e colunista de dois dos principais sites de conteúdo sobre startups (E-commerce Brasil e Startupi).
Minha maior dificuldade foi converter todo o ensino teórico obtido na faculdade em prática. No entanto, essa dificuldade foi suprida no momento em que foquei minha carreira como advogado interno de empresas. Neste momento passei a aprender muito e entender a lógica de aplicação do direito ao mundo dos negócios por conta da abordagem mais prática proporcionada por este tipo de trabalho.

Como foi a escolha pela área de atuação?

Erik - Inicialmente havia escolhido atuar na área de óleo & gás por uma afinidade pessoal. No entanto, após um período orientei minha carreira para um mercado nascente no Brasil e que carecia de advogados, o mercado das startups. Este mercado já me fascinava por conta das inúmeras inovações e revoluções praticadas na economia. Assim, decidi minha aventurar neste segmento.

Como sua formação na FGV DIREITO SP influenciou o trabalho que realiza atualmente?

Erik - A formação na FGV Direito SP, por proporcionar o aprendizado de matérias que excedem aquelas tradicionais do Direito, facilita muito a vivência empresarial e no segmento em que atuo hoje. O fato de ter feito cursos como contabilidade, estratégia empresarial, introdução à microeconomia, dentre outros, fez com que eu pudesse ter uma visão de negócios que de outra forma dificilmente teria.

Quais conselhos você daria a um atual estudante da FGV DIREITO SP?

Erik - Aconselharia o atual estudante da FGV Direito SP a explorar todas as oportunidades de aprendizado que podem ser obtidas na instituição, independentemente do fato de serem curriculares, extracurriculares ou palestras. Existe uma grande possibilidade de acesso a conhecimento pelo fato de os alunos poderem transitar em aulas dos cursos de Administração, Economia e Direito, o que pode proporcionar uma formação diferenciada.