Alunos da FGV Direito SP vencem competição de direitos humanos da OAB-SP

03/05/2017
premoot

A equipe de alunos da FGV Direito SP venceu a Competição Acadêmica de Julgamento Simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos, realizada pela Comissão OAB vai à Faculdade, da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP).

A competição foi a primeira edição do pre-moot realizada pela OAB-SP e contou com a participação de oito faculdades de direito brasileiras: USP, Mackenzie, PUC-SP, FDV (Faculdade de Direito de Vitória), Toledo Prudente Centro Universitário, Universidade São Judas Tadeu e FMU, além da equipe da FGV Direito SP.

O pre-moot da OAB-SP tem a finalidade de promover o treinamento das faculdades brasileiras que participam da competição internacional Inter-American Human Rights Moot Court, criada para fomentar o aprendizado sobre o funcionamento do Sistema Interamericano de Direitos Humanos entre os estudantes de direito ao redor do mundo. A competição promovida pela OAB-SP utilizou o mesmo caso hipotético da competição deste ano, que será realizada em Washington D.C., denominada “Caso Ricardo Madeira e outros vs. República de Zircôndia”.

O pre-moot foi realizado em dois dias, sendo o primeiro destinado às rodadas preliminares, nas quais a FGV Direito SP participou de duas rodadas contra Mackenzie e Toledo Prudente Centro Universitário. A equipe alcançou a maior pontuação dentre as faculdades participantes que representavam as vítimas, sendo selecionada como finalista contra a FDV, melhor colocada das representantes do Estado. A final foi realizada na sede da OAB no dia 27 de abril e a equipe da FGV Direito SP conquistou o primeiro lugar. Além da vitória da equipe, as alunas Ana Carolina Spinelli e Isabella Cristino foram consideradas, respectivamente, primeira e terceira melhores oradoras da competição. Além delas, a equipe da FGV Direito SP é composta pelas alunas Giovana Agútoli, Juliana Araujo e Laura Mastroianni e treinada por Leandro Barbosa, Letícia Lopes Brito e Marcella Penhalber. A equipe tem patrocínio dos escritórios Pinheiro Neto Advogados e Proskauer Law Firm e da empresa Cantinho Doce.

Realizada pela Academy on Human Rights and Humanitarian Law e pela American University Washington College of Law, a competição teve sua primeira edição realizada em 1995 e hoje é trilíngue – acontece em inglês, espanhol e português -, ocorre em Washington e já treinou mais de três mil estudantes ao redor do mundo.

Os resultados e novidade da equipe podem ser acompanhados pelo link https://www.facebook.com/iamootcourtfgv/?fref=ts. Mais informações sobre a Inter-American Human Rights Moot Court e sobre outras competições que contam com a participação de alunos da FGV Direito SP podem ser obtidas no site http://direitosp.fgv.br/competicoes-internacionais.