Alunos da FGV Direito SP vencem concurso de monografias sobre arbitragem

26/02/2018

O ex-aluno José Victor Zakia e o aluno Gabriel Visconti, da FGV Direito SP, conquistaram o primeiro lugar no “I Concurso de Monografias do Atelier Jurídico”. A monografia “Estudo sobre a Coerência na Prática Arbitral” garantiu à dupla a vitória no concurso e um prêmio no valor de R$ 15 mil, além da futura publicação do trabalho como livro.

O tema do concurso de monografias foi “Arbitragem e o dever de coerência: um convite à reflexão”. Os participantes deveriam produzir material inédito e escrito especialmente para o concurso. Estavam aptos a concorrer estudantes e bacharéis de Direito interessados no assunto. Segundo o Atelier Jurídico, os critérios para avaliação incluíram definição clara do tema e sumário adequado, coerência na argumentação, clareza e objetividade na defesa do ponto de vista, clareza e correção da linguagem, referências e conclusão. O objetivo do concurso era promover e disseminar o estudo do Direito em vários níveis.

A comissão julgadora foi composta pelas advogadas Lise de Almeida, Adriana Pucci e Elizabeth Accioly.

“Acredito que com esse resultado confirmamos mais uma vez o quanto a nossa faculdade é diferenciada e forma profissionais capazes, habilitados não só para atuar na área do Direito, mas também a pensar e contribuir com o desenvolvimento do pensamento jurídico”, diz José Victor Zakia, ex-aluno que hoje dedica parte de seu tempo atuando como treinador da equipe de alunos da FGV Direito SP que disputa a Competição Brasileira de Arbitragem Petrônio Muniz, realizada pela Câmara de Arbitragem Empresarial – Brasil (Camarb), e co-treinador da equipe que disputa a competição internacional Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot.

O Atelier Jurídico é um espaço colaborativo criado pelo professor Luiz Olavo Baptista, uma das referências na área da arbitragem no Brasil, para unir a prática do Direito à pesquisa acadêmica e à difusão de temas relacionados à arbitragem e ao direito do comércio internacional e privado.