Angela Donaggio, professora da FGV DIREITO SP, lança em coautoria livro sobre governança corporativa em mercados emergentes

06/08/2014[Atualizado em: 17/04/2017 - 09:03]
Bolsa de Valores de São Paulo. Rafael Matsunaga (CC 2.0)

A professora e pesquisadora da FGV DIREITO SP, Angela Donaggio, é coautora do livro “Corporate Governance in Emerging Markets – Theories, Practices and Cases”, lançado em 2014 pela editora alemã Springer Verlag e que compõe a série “Corporate Social Responsability, Corporate Governance and Sustainability Management”.

O livro é composto por 25 capítulos, nos quais diferentes autores analisam os resultados de reformas legais e institucionais promovidas por países emergentes com o intuito de implementar práticas de governança corporativa. Editado pelos professores Sabri Boubaker, da Champagne School of Management, e Duc Khuong Nguyen, do IPAG Business School, a obra reúne experiências de importação de conceitos, normas e regulamentações internacionais por países emergentes e os resultados obtidos na proteção aos investidores e no desenvolvimento do mercado de capitais.

No capítulo 19 do livro, Angela Donaggio apresenta a experiência brasileira de reformas legislativas e regulatórias promovidas no Brasil a partir de 2000, incluindo a criação do Novo Mercado, o nível mais alto de governança corporativa da BM&FBovespa. Por meio de estudos de caso, a professora da FGV DIREITO SP conclui que, embora os transplantes jurídicos estejam relacionados ao período de desenvolvimento de mecanismos de maior proteção aos investidores, sua efetividade ficou aquém das expectativas. E afirma, no livro, que as normas que regulam o Novo Mercado, importadas do mercado de capitais alemão, não foram suficientes para garantir os padrões de governança almejados, em especial por dois principais fatores: insuficiência na fiscalização e cumprimento dos normativos e a própria interpretação das normas de proteção aos investidores.

O livro pode ser adquirido no site da Springer Verlag em www.springer.com