Atividade multidisciplinar incentiva promoção do acesso à Justiça

03/01/2018
Gabbay

Daniela Gabbay, Camila de Jesus Mello Gonçalves e Vivianne Mese, respectivamente professoras das disciplinas de Organização da Justiça e do Processo e Direito de Família, uniram esforços para oferecer uma atividade extraclasse conjunta aos alunos do 1º ano da graduação da FGV Direito SP. O esforço faz parte do projeto de reformulação da grade curricular promovida pela escola, que reduziu o número de disciplinas obrigatórias e busca dar mais espaço para atividades extraclasses interdisciplinares.

“Resolvemos desenvolver uma atividade interdisciplinar que contribuísse para desenvolver, a partir da realidade prática, a percepção do aluno sobre o funcionamento do sistema de justiça, levando-o para fora de sala de aula para que assumisse a posição do cidadão em busca de acesso à justiça”, explica a professora Daniela Gabbay, responsável pela disciplina de Organização da Justiça e do Processo.

A atividade teve três etapas: uma análise e encaminhamento de soluções para um caso prático e fictício, a visita in loco a órgãos do sistema de justiça para que os alunos descrevessem suas percepções em diário sobre a visita e a elaboração de um passo-a-passo para o acesso à Justiça, a partir de sua experiência na atividade, em formato de cartilha, vídeo, infográfico, com linguagem simples e apropriada ao usuário do sistema de Justiça.

Conforme ressalta a professora Vivianne, “um dos objetivos da atividade foi chamar a atenção dos alunos para a complexidade da linguagem jurídica, que acaba, frequentemente, por servir como obstáculo para o acesso à Justiça. Por isso, eles foram incentivados a recorrer a uma linguagem técnica e, ao mesmo tempo, acessível, bem como a outros meios de comunicar conteúdos jurídicos, inclusive meios visuais.”

Um dos trabalhos apresentados pela turma e que tirou a nota máxima consistiu num vídeo de 10 minutos relatando todas as possibilidades de acesso à Justiça para que mulheres possam se defender de violência e garantir seus direitos. O vídeo pode ser acessado no link http://bit.ly/2Bahcys

“O sucesso da atividade fez surgir a possibilidade de apresentar os seus resultados aos alunos ingressantes na FGV Direito SP no próximo ano”, destaca a professora Camila.