Clínica de Mediação da FGV Direito SP desenvolve atividades em escola pública

30/05/2018

A turma de alunos de graduação da FGV Direito SP que participou da Clínica de Mediação e Facilitação de Diálogos no primeiro semestre de 2018 desenvolveu um projeto junto à Escola Estadual Maria Augusta Saraiva com o objetivo de aprofundar a reflexão sobre a mediação de conflitos e práticas restaurativas no contexto escolar.

Vizinha da FGV Direito SP no bairro Bela Vista, em São Paulo, a escola estadual recebeu os estudantes de Direito participantes da clínica junto com a professora Maria Cecília Asperti para um ciclo de atividades com os alunos e alunas do 6º ao 9º ano representantes de turma e membros do grêmio estudantil. O intuito do projeto foi estimular mutuamente o autoconhecimento e o desenvolvimento de atitudes que possam contribuir para uma abordagem mais construtiva diante de conflitos que surgem nos nossos respectivos contextos.

Após as visitas e atividades com os representantes de turma e do grêmio estudantil, os alunos e alunas da escola se propuseram a reproduzir a experiência com colegas, juntamente com professores que também se engajaram no projeto. “Vamos elaborar um material com o registro dessa experiência, que possa ser útil para estudantes, professores e demais interessados no desenvolvimento de práticas de facilitação de diálogo no âmbito escolar”, diz a professora Maria Cecília Asperti.