Clínicas da DIREITO SP recebem análises de especialistas

21/05/2013[Atualizado em: 17/04/2017 - 08:54]

Em  09 de maio, Cassia Nakano Hirai, coordenadora de Prática Jurídica, e Marina Feferbaum, coordenadora de Metodologia, se reuniram com os professores Bryant Garth, da University of California – Irvine,  e Yves Desalay, da École des Hautes en Sciences Sociales, para uma conversa sobre o método de ensino jurídico em clínicas de prática.

Garth, que dirigiu o American Bar Association por 14 anos, conduziu uma extensa pesquisa sobre habilidades exigidas de recém-egressos de faculdades de direito e apontou a experiência clínica como importante meio de transmissão dessas habilidades.

Cassia apresentou o programa de clínicas da DIREITO SP e apontou as peculiaridades do contexto em que as clínicas se inserem no Brasil. O grupo ponderou que, diante da possibilidade de os estudantes terem contato com a prática através dos estágios profissionais realizados em escritórios de advocacia, empresas e órgãos públicos, as clínicas exercem um papel ainda mais desafiador, o de apresentar casos complexos e especializados aos alunos,envolvendo-os em todas as suas etapas, e com uma supervisão voltada especialmente ao seu aprendizado.

Marina complementou o debate e a avaliação do perfil docente nas faculdades de Direito do Brasil. O Núcleo de Metodologia também apresentou os resultados preliminares da pesquisa desenvolvida no observatório do ensino de direito aos dois visitantes.

Garth e Dezalay são estudiosos do mercado jurídico global e estiveram na DIREITO SP para ministrar um curso sobre o assunto no Global Law Program, organizado pela Coordenadoria de Relações Internacionais.

Em entrevista concedida à Folha de São Paulo, publicada em 18 de maio, eles defenderam maior abertura do mercado a escritórios, baseados em dois argumentos: o primeiro é que os escritórios ganham força à medida que as empresas de países em desenvolvimento expandem as suas atividades. O segundo é que o Brasil pode ficar para trás na competição global caso não liberalize suas regras.

Comentários

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA de imagem
Digite o texto exibido na imagem.
To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede