DIREITO SP começa a receber inscrições para o Vestibular 2016

07/07/2015[Atualizado em: 17/04/2017 - 09:10]

A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas começa a receber hoje, dia 06, inscrições para o Vestibular 2016. Até o dia 14 de agosto, a taxa de inscrição é de R$ 75. Após as 18h de 14 de agosto até o dia 14 de outubro, quando se encerram as inscrições, ela passa a custar R$ 150.

Os candidatos que tenham concluído ou que estejam concluindo todo o Ensino Médio em escola pública ou que tenha estudado com bolsa de estudo de 100% em escola particular durante todo o ensino médio poderão solicitar a isenção da taxa de isenção.
Para isso, deverá comprovar essa condição encaminhando por e-mail à Central de Vestibulares da FGV (vestibulares@fgv.br) até o dia 09 de outubro um dos seguintes documentos:

• Cópia do Histórico Escolar, para os que concluíram o Ensino Médio em escola pública;
• Carta ou declaração em papel timbrado da escola, com carimbo e assinatura do diretor ou do seus substituto legal, informando que o candidato está concluindo o curso e que fez o 1º. e o 2º. ano do Ensino Médio também em escola pública;
• Carta ou declaração em papel timbrado, com carimbo e assinatura do diretor ou do seu substituto legal, informando que o candidato concluiu ou está concluindo o curso com auxílio de bolsa de estudo integral, em condição socioeconômica e não exclusivamente em razão de política de benefício trabalhista ou institucional.

Datas
As provas da primeira fase estão marcadas para os dias 01º. e 02 de novembro. O primeiro dia consiste em um exame escrito de Língua Portuguesa, Inglês e Redação. No dia 02, os candidatos farão as provas de Raciocínio Lógico-Matemático, História, Geografia e Artes e Questões Contemporâneas.

Neste ano, a lista de obras a ser avaliada pela prova de Artes e Questões Contemporâneas é a seguinte:

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS
Manifesto do Partido Comunista Karl Marx; Friedrich Engels, in Print version ISSN 0103-4014
Estudos Avançados. vol.12 no.34 São Paulo Sept./Dec. 1998, http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40141998000300002
Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40141998000300002&script=sci_arttext
Mundo em Descontrole O que a globalização está fazendo de nós, Giddens, Anthony / RECORD, 2010.
Resposta à pergunta: O que é o Iluminismo? (1784), Emmanuel Kant, in PAZ PERPETUA E OUTROS OPUSCULOS, A: EDIÇOES 70 – BRASIL, Edição: 2ª, 2008, também disponível em
http://www.lusosofia.net/textos/kant_o_iluminismo_1784.pdf e http://www.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/b47.pdf

LITERATURA
Nacional e de Língua portuguesa:
-Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida;
- Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis;
- O cortiço, de Aluísio Azevedo;
- A cidade e as serras, de Eça de Queirós;
- Vidas secas, de Graciliano Ramos;
- Capitães da areia, de Jorge Amado;
- Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade.

Estrangeiros:

Metamorfose de Franz Kafka
Galileu Galilei de Bertold Brecht
1984 de George Orwell
O Amor nos tempos do cólera de Gabriel García Márquez
O Estrangeiro de Albert Camus

ARTES VISUAIS
Obras Nacionais

Abaporu de Tarsila
Caipira picando fumo de Almeida Júnior
Bananal de Lasar Segall
Bicho (1960) de Lygia Clark, coleção família Clark

Obras Estrangeiras

Mao Tse Tung de Andy Warhol
Jogadores de Cartas de Paul Cézanne
Guernica de Pablo Picasso
Humanos nascemos de Quino

Bibliografia para obras brasileiras:

CARDOSO, Rafael. A arte brasileira em 25 quadros. Rio de Janeiro: Record, 2008.
AMARAL, Aracy. Arte para quê? A preocupação social na arte. São Paulo: Studio Nobel, 2003.

Bibliografia para obras estrangeiras:

ARAGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
CHIPP, Herschel. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

CINEMA

Nacionais

Tropa de Elite II de José Padilha
Cabra marcado para morrer de Eduardo Coutinho
Para o dia nascer feliz de João Jardim
Central do Brasil de Walter Salles
Estrangeiros

Laranja Mecânica de Stanley Kubrick
Babel de Alejandro González Iñárritu
Blade Runner de Ridley Scott
Persépolis de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud
Bibliografia sobre cinema
XAVIER, Ismail . A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
METZ, Christian. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 1972.
BUCHTER, Pedro. O cinema brasileiro hoje. São Paulo: Publifolha, 2005.

Obras:

Cálice de Criolo
Burguesinha de Seu Jorge
Chega de Saudade de Tom Jobim
Coisas do mundo, minha nega de Paulinho da Viola
Que País é Esse? de Legião Urbana
Domingo no Parque de Gilberto Gil
Young Americans de David Bowie
O mundo é um moinho de Cartola
Rehab de Amy Winehouse
Revolution de Beatles

A segunda fase, que consiste em um exame oral, será entre os dias 07 e 11 de dezembro de 2015, em horário e local previamente agendados pela coordenação do vestibular, sem a possibilidade de reagendamento.

A lista de aprovados será divulgada em 23 de dezembro.
Ao todo, serão disputadas 60 vagas para o curso de direito em São Paulo. O curso é oferecido em período integral nos 3 primeiros anos.

Para mais informações, acesse http://direitosp.fgv.br/processos-seletivos/vestibular