Escolas de Administração e Direito da FGV-SP lançam projeto Democracia Digital em 02 de outubro

29/09/2015[Atualizado em: 17/04/2017 - 09:11]

As Escolas de Administração e de Direito da Fundação Getulio Vargas em São Paulo lançam em 02 de outubro o projeto Democracia Digital, que busca identificar, analisar e disseminar como a sociedade civil e o governo vêm se apropriando de dados públicos, criando plataformas eletrônicas que almejam  oferecer ferramentas que qualifiquem o exercício de direitos por parte da população.  No evento, será lançado o site Democracia Digital.

A equipe do Democracia Digital produziu estudos que serão apresentados no evento. Um deles, produzido pela FGV Direito SP, contou com entrevistas em 11 projetos e teve como objetivo apurar dois fenômenos: como a utilização de ferramentas e tecnologias poderia contribuir para a iniciativa e como se dá a relação do projeto com o sistema político.

O resultado das entrevistas revelou que o aparato tecnológico não é determinante para o sucesso de um projeto. Os efeitos podem ser variados e vão depender não só dos interesses daqueles que recorrem a essas ferramentas, como das outras variáveis que agem num determinada contexto, como, por exemplo, disposição em compartilhar informações com o Poder Público. A segunda conclusão é que a internet é um componente de estratégia para promover o engajamento e a participação, mas não é um meio por excelência que possa ser utilizado pela sociedade civil.

O evento pretende promover um espaço de diálogo entre academia, sociedade civil e governo em temas que são sensíveis à agenda de pesquisa Democracia Digital, tais como: transparência, accountability, participação, governo aberto, dados abertos, engajamento. Uma mesa redonda discutirá tópicos desta agenda, a partir da prática e visão dos debatedores.

Mais informações e inscrições: http://ceapg.fgv.br/evento/democracia-digital