Feira de Estágios da FGV DIREITO SP aproxima alunos e empregadores

17/12/2014[Atualizado em: 17/04/2017 - 09:07]

Para auxiliar seus alunos no processo de inserção profissional, entre os dias 1 a 4 de dezembro a FGV DIREITO SP realizou a Feira de Estágios de 2014, evento organizado desde 2007 e aberto a todos os alunos da graduação, porém direcionado àqueles que tenham concluído ou estejam prestes a concluir os três primeiros anos (período de dedicação integral do curso).

“O objetivo da Feira é proporcionar um primeiro contato profissional dos alunos com escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Os estudantes podem conhecer o mercado jurídico, estabelecer uma interessante rede de contatos e contar com o apoio da Escola para ingresso no mercado trabalho”, explica Camila Lemos, da Coordenadoria de Prática Jurídica e Atividades Complementares.

Durante as apresentações dos 25 empregadores participantes, estavam presentes sócios, advogados, analistas e gerentes de Recursos Humanos, disponíveis para esclarecerem as dúvidas dos alunos a respeito das áreas de atuação, perfis que o mercado busca, peculiaridades da rotina de trabalho / estágio, plano de carreira e ambiente profissional.

“É um prazer e um privilégio enorme fazer parte dessa Feira de Estágios. Tivemos a presença de diversos escritórios que possuem áreas pelas quais me interesso e gostaria de estagiar. Me senti muito orgulhosa pela GV proporcionar esse contato a nós alunos, pois possibilita uma aproximação com o mercado de trabalho e o início de uma carreira de sucesso”, diz a aluna Camila da Cunha Valverde.

Segundo o aluno Gabriel Junqueira, os empregadores foram atenciosos e responderam as perguntas dos alunos. “Esse atenção não é por termos maior ou menor conhecimento jurídico que os alunos de outras escolas de Direito, mas por acreditarem que temos perfil próximo daquele que se valoriza na prática jurídica contemporânea”. E sobre a importância do estágio para a vida profissional, o aluno acrescenta: “Vejo o estágio como além de um aprendizado jurídico, mas também como um autoconhecimento, pois parece ser justamente no início da carreira que conseguimos perceber a melhor identificação com as inúmeras áreas de atuação que estão presentes no mundo jurídico”, conclui.

As atividades da Feira de Estágios iniciaram em agosto e, durante todo o semestre, os alunos tiveram a disposição palestras sobre comportamento no ambiente de trabalho e possibilidades de carreiras jurídicas, orientação e revisão para a elaboração de currículo, simulações de entrevistas e conversas individuais. O evento encerra-se no dia 20, com o fim do prazo dos empregadores para a realização de propostas de estágio. Mais informações sobre Prática Jurídica e Orientação Profissional podem ser vistas na página da Prática Jurídica.