FGV desenvolve curso online para capacitação de professores de ensino superior

17/04/2017[Atualizado em: 17/04/2017 - 10:55]
curso

A FGV Direito SP e o Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE), da Fundação Getulio Vargas, disponibilizam o primeiro de uma série de quatro cursos online para a capacitação de professores de ensino superior em áreas de Ciências Sociais, Negócios e Direito. Os cursos se destinam a professores da FGV da graduação e da pós-graduação stricto e lato sensu, incluindo os que atuam na rede de conveniadas, que queiram aplicar o ensino participativo em suas disciplinas, adotar métodos diferenciados, integrar tecnologia ao seu programa e criar modelos diferentes de avaliação, oferecendo um espaço para aperfeiçoamento de sua prática docente. O diferencial da proposta é o oferecimento de uma experiência mais participativa em ambiente virtual.

O primeiro curso é “A Prática Docente no Novo Milênio”, que tratará dos fundamentos do ensino participativo. Nesta primeira etapa, serão oferecidas 40 vagas, preferencialmente para os professores da FGV. Em uma segunda etapa, o curso poderá ser disponibilizado para o público em geral, fortalecendo a proposta de formação docente da instituição.

O curso demonstra a atenção da Fundação para as profundas transformações que vêm ocorrendo na educação superior brasileira e que afetam o processo de ensino, provocadas pelo avanço da tecnologia, da inclusão social e das novas formas de produção econômica. Para dar uma resposta efetiva a essas questões, os criadores consideram que é fundamental conferir autonomia ao aluno para que ele seja capaz de formular soluções criativas e desenvolver habilidades cognitivas e não cognitivas, como pensamento crítico, trabalho em equipe, comunicação verbal e não-verbal e resolução de conflitos.

O curso tem carga horária de 24 horas-aula e dedicação semanal prevista de 4 horas, compreendendo textos, vídeos e participação em atividades. Também serão oferecidas indicações de materiais complementares para aprofundamento. Ao final do curso, o participante estará apto a construir e empregar experiências de aprendizagem relevantes e apropriadas para as atuais necessidades de seus estudantes.

O início será no dia 15 de maio e as inscrições podem ser feitas a partir de 17 de abril. Se desejar esclarecer dúvidas sobre o curso, entre em contato pelo e-mail nme.direitosp@fgv.br