FGV Direito SP é destaque em competições de simulação de prática jurídica

17/11/2016[Atualizado em: 17/04/2017 - 09:16]
moot

Desenvolver a prática jurídica. Essa é a proposta das competições estudantis de simulação (Moots). Alunos da Escola de Direito de São Paulo da FGV (FGV Direito SP) obtiveram resultados de destaque em recentes competições nas áreas de arbitragem e investimentos internacionais. Em outubro, a escola sagrou-se campeã na Competição Brasileira de Arbitragem, após superar 48 equipes nacionais. Além do título coletivo, dois alunos da equipe receberam prêmios de 2º e 3º melhor orador. Em outra competição, a FDI Moot, organizada pelo Center for International Legal Studies e pela Suffolk University Law School, a FGV Direito SP foi uma das cinco melhores, entre 53 universidades de todo o mundo. Essa competição ocorreu no início de novembro, em Buenos Aires.

Pedro Felipe da Silva e José Zakia, treinadores da equipe da Competição Brasileira de Arbitragem, e Daniel Tavela, responsável pela preparação para a FDI Moot, ressaltam que os times foram compostos por alunos entre o primeiro e terceiro ano do curso, que competiram com estudantes quase formados e mais experientes, tornando os resultados ainda mais significativos. Ambas as competições contaram com fase escrita, com envio de memoriais, bem como competições preparatórias e a fase oral final, completando sete meses de preparação e treinamento.

Os dois resultados demonstram o interesse e o ótimo desempenho dos alunos da FGV Direito SP em atividades ligadas a arbitragem. Segundo Roberto Dias, coordenador da graduação, os alunos são estimulados a participar dessas competições, como forma de desenvolver habilidades e competências relevantes para a formação do futuro profissional do Direito, atuando como protagonistas dessas atividades.