FGV Direito SP promove iniciativa para apoio e assistência jurídica a refugiados

23/08/2016[Atualizado em: 17/04/2017 - 09:14]
Refugiados

O Núcleo de Prática Jurídica da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP) iniciou, neste ano, o Projeto de Extensão de Assistência Jurídica a Refugiados em parceria com o ADUS - Instituto de Reintegração do Refugiado. O primeiro semestre do projeto contou com a participação de 10 alunos do curso de graduação da Direito SP, que trabalharam sob supervisão de Cassia Nakano, coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica.

Criado em 2010, o ADUS é uma associação civil que trabalha no apoio às pessoas que buscam refúgio no Brasil. Em conjunto com a ONG, o Núcleo de Prática Jurídica da Direito SP estruturou uma iniciativa visando promover a inclusão dos refugiados na sociedade e o acesso a direitos que eles já detêm por meio de mutirões de atendimento, debates e pesquisas sobre questões jurídicas envolvendo refugiados e solicitantes de refúgio no país. A iniciativa foi marcada por uma imersão dos alunos no contexto e na realidade dos refugiados a fim de compreenderem suas necessidades e identificarem formas de contribuição. Essa consciência pautou as pesquisas que se seguiram, resultando em orientações básicas sobre direitos, disponibilizados em uma plataforma online destinada aos refugiados.

“A adesão e o engajamento dos alunos superaram nossas expectativas, e o resultado do trabalho demonstrou o potencial de transformação do conhecimento e da disposição dos estudantes”, comemorou Cassia.

O próximo ciclo do Projeto de Extensão em Assistência Jurídica a Refugiados terá início ainda no final deste mês e prevê palestras aos refugiados sobre questões jurídicas recorrentes, além dos mutirões de atendimento e da pesquisa.