FGV Direito SP e USP selecionam pesquisadores para grupo interinstitucional Direito, Moeda e Finanças

02/08/2017
moedas

A FGV Direito SP, a Faculdade de Direito da USP (FDUSP) e o Instituto de Relações Internacionais da universidade paulista (IRI-USP) abriram processo seletivo para a composição do recém-criado grupo interinstitucional de pesquisa “Direito, Moeda e Finanças”, cujo primeiro projeto de pesquisa será a elaboração da memória jurídica dos planos econômicos de estabilização.

O grupo é uma parceria acadêmica entre a FGV Direito SP e a FDUSP, por meio dos professores Bruno Meyerhof Salama e Camilla Villard Duran, com a colaboração da professora associada Maria Antonieta Del Tedesco, do IRI-USP. Na FGV, ele está inserido no projeto de pesquisa Direito e Macroeconomia, do Núcleo de Direito, Economia e Governança, enquanto na FDSP compõe o projeto de pesquisa Direito, Poder Monetário e Finanças.

O processo seletivo inclui dois editais: um para a seleção de novos membros – alunos e alunas de graduação e pós-graduação; e outro para a seleção de membros externos – colaboradores e colaboradoras interessados em produzir trabalhos especificamente para o projeto de pesquisa sobre a memória jurídica dos planos econômicos de estabilização, com duração mínima de três semestres letivos. O projeto visa reconstruir a história jurídica dos planos econômicos de estabilização que promoveram reformas na moeda fiduciária do Brasil entre o final da década de 1980 e a primeira metade da década de 1990 (Planos Cruzado, Bresser, Verão, Collor I, Collor II e o Plano Real).

O Edital de Abertura de Processo Seletivo – Edital 01/2017 pretende selecionar até 15 membros para o grupo, sendo 10 de pós-graduação e 5 de graduação entre os alunos das três instituições parceiras. O prazo para o envio de candidaturas é até 23h59 do dia 31 de agosto de 2017.

Já o Edital de Convocação de Interessados em Projeto de Pesquisa Coletiva – Edital 02/2017 pretende selecionar pesquisadores interessados em esmiuçar diferentes aspectos dos planos econômicos. Podem participar da seleção professores, advogados do setor público e privado, economistas, historiadores, bem como mestrandos e doutorandos que tenham interesse na temática dos planos. Trabalhos em coautoria que envolverem profissionais de diferentes formações serão particularmente incentivados. O prazo para envio de candidaturas é até 23h59 do dia 30 de setembro.

Dúvidas sobre os dois processos seletivos podem ser esclarecidas pelo e-mail direito.moeda.finanças@gmail.com.