GEPI debate backlog de patentes no INPI

09/11/2017
ale

O Grupo de Ensino e Pesquisa em Inovação (GEPI) da FGV Direito SP promove, na terça-feira, dia 14 de novembro, um evento para debater os principais desafios que envolvem patentes no Brasil. A mesa redonda Desafio do backlog de patentes no INPI, coordenada pelos professores da FGV Direito SP Alexandre Pacheco da Silva, Wilson Jabur e Gustavo de Freitas Morais e pela pesquisadora Ana Paula Camelo, com apoio do escritório Dannemann Siemsen Advogados, contará com a presença de advogados e representantes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O objetivo do encontro é debater o funcionamento do sistema nacional de propriedade intelectual, que está em pauta em função das recentes discussões em torno do longo tempo de espera entre o pedido e a concessão de uma patente no país – atualmente em torno de dez anos. O volume acumulado de solicitações deste tipo se tornou um grande problema, sobretudo por ser um tema estratégico, considerando o funcionamento e o papel das patentes no desenvolvimento nacional.

De acordo com Alexandre Pacheco da Silva, coordenador do GEPI, recentemente o INPI lançou consulta pública sobre medidas para redução da quantidade de pedidos em análise (backlog) e maior agilidade do processo. Contudo, a iniciativa tem instigado muitos questionamentos em termos de segurança jurídica e da finalidade do sistema patentário. O evento abordará essas e outras questões, e contará com debatedores do setor público e privado.

Acesse a página do evento no link https://goo.gl/UEghcn, confira a programação e faça sua inscrição. O evento é gratuito e as vagas são limitadas.