Grupo de Pesquisas em Direito e Gênero da FGV DIREITO SP e o Bank of America Merrill Lynch promovem ciclo de palestras sobre mulheres e carreiras

11/05/2015[Atualizado em: 04/03/2016 - 11:09]

A FGV DIREITO SP  e o Bank of America Merrill Lynch (BofA) consideram de extrema relevância a presença das mulheres nos negócios e o desenvolvimento da liderança feminina. Além de realizar eventos anuais para discutir a diversidade, neste ano, pela primeira vez, o BofA participará de uma série de quatro palestras de executivas do banco para alunas da FGV, com o objetivo de trocar experiências, abordando as necessidades e aspectos próprios para a formação das mulheres e visando a promover o desenvolvimento e liderança feminina no Brasil e no mundo. “A série de palestras versará sobre o tema das carreiras de mulheres e pretendem apresentar às alunas a realidade de um mercado de trabalho que se pretende mais diverso e uma sociedade que se pretende mais inclusiva”, diz Ligia Pinto Sica, responsável pelo evento e coordenadora do Grupo de Pesquisas em Direito e Gênero da FGV Direito SP.

A FGV é uma instituição com mais de 70 anos de existência, que preza pela capacitação e qualificação dos seus alunos. Este evento, voltado para a formação de habilidades e competências para liderança das alunas, é apenas uma prova da preocupação da fundação com a formação de seus estudantes. “As empresas não podem prescindir de seus talentos femininos e o debate da inserção efetiva da mulher no mercado de trabalho, em todos os níveis hierárquicos, norteia a proposta de desenvolvimento das habilidades necessárias aos nossos alunos e alunas para o enfrentamento do mercado de trabalho contemporâneo. Além disso, creio ser papel do FGV-GPDG discutir o espaço da mulher no mercado de trabalho e esta será uma ótima forma para incentivar nossas alunas a se destacarem ainda mais na vida profissional, se por ela optarem”, completou Ligia.

A primeira palestra será ministrada por Andrea Chamma, vice chairwoman do banco e responsável pelo grupo de Diversidade e Inclusão (D&I), no dia 13 de maio. Andrea recebeu o Prêmio Global do banco pelo trabalho feito com desenvolvimento da liderança feminina em 2012. “Esta é mais uma demonstração da preocupação do Bank of America Merrill Lynch com o desenvolvimento feminino no ambiente corporativo. As características femininas vão de encontro com o que as organizações contemporâneas estão procurando. Queremos compartilhar as nossas práticas e contribuir para o fortalecimento de uma liderança feminina atuante e engajadora”, afirma Andrea.

Com presença em mais de 40 países, o BofA vive e valoriza as diferenças no pensamento, estilo, cultura, etnia e experiência. O banco também entende que a diversidade e inclusão são fundamentais para os negócios, pois atraem e retêm talentos.