Mestrado Profissional realiza seminários sobre controvérsias tributárias em M&A e exercício da advocacia

12/09/2017[Atualizado em: 12/09/2017 - 11:40]

O Programa de Mestrado Profissional da FGV Direito SP realiza, nos dias 18 e 25 de setembro, os seminários “Controvérsias Tributárias dos Mecanismos Contratuais de Ajuste de Preço em Operações de Fusões e Aquisições” e “Exercício de Advocacia e o Dever de Comunicar Operações Suspeitas”, respectivamente. Ambos são seminários de qualificação dos mestrandos Mariana Monte Alegre de Paiva (controvérsias tributárias em fusões e aquisições) e Aldo Romani Netto (exercício da advocacia) para a obtenção do título de mestres em Direito dos Negócios e Direito Tributário.

O seminário sobre controvérsias tributárias no ajuste de preço de operações de fusões e aquisições evidencia que um mesmo mecanismo de ajuste pode ser enquadrado de várias maneiras, dependendo da intenção das partes e da forma como for estruturado – daí a necessidade de as partes considerarem todos os possíveis cenários e os diferentes riscos tributários na utilização desses mecanismos. O trabalho é orientado pelos professores Flavio Rubinstein e Elidie Palma Bifano.

Já o seminário sobre o exercício da advocacia e o dever de comunicação de operações suspeitas aborda a incompatibilidade entre o dispositivo da Lei Federal nº 12.683/2012 que prevê a submissão dos advogados aos mecanismos de controle de operações suspeitas de lavagem de dinheiro quando atuam assessorando clientes em operações financeiras, imobiliárias e societárias, e o entendimento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que entende que o dispositivo não se aplica aos advogados, pois incompatível com o sigilo profissional. O trabalho é orientado pelas professoras Heloísa Estellita e Lie Uema do Carmo.

Veja abaixo as ementas dos seminários de qualificação:

 

Controvérsias Tributárias dos Mecanismos Contratuais de Ajuste de Preço em Operações de Fusões e Aquisições

Mariana Monte Alegre de Paiva

Data: 18/09/2017, 16h30

Sala: 702

Professores orientadores:

Flavio Rubinstein

Elidie Palma Bifano

 

Exercício de Advocacia e o Dever de Comunicar Operações Suspeitas

Aldo Romani Netto

Data: 25/09/2017, 11h

Sala: 501

Professoras orientadoras:

Heloisa Estellita

Lie Uema do Carmo

 

Comentários

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA de imagem
Digite o texto exibido na imagem.
To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede