Novo livro fala sobre papel da Justiça no cotidiano do brasileiro

28/03/2018[Atualizado em: 28/03/2018 - 17:52]

A Editora FGV, em parceria com a FGV Direito SP, vai lançar no dia 2 de abril, em São Paulo, o livro A razão e o voto: diálogos constitucionais com Luís Roberto Barroso. A obra foi redigida a partir de um artigo do ministro do Supremo Tribunal Federal – "A razão sem voto: o Supremo Tribunal Federal e o governo da maioria".

O lançamento terá um debate, além de sessão de autógrafos, com participação do ministro Luís Roberto Barroso e dos organizadores do livro, os professores da FGV Oscar Vilhena Vieira e Rubens Glezer.

Na obra, os organizadores prepararam um verdadeiro diálogo constitucional com professores de pós-graduação em Direito de diferentes instituições de ensino, por meio de uma coletânea de 18 ensaios. Os textos conversam diretamente com as ideias propostas pelo ministro Barroso e têm como foco o papel constitucional do Judiciário, mais especificamente do Supremo Tribunal Federal.

As ideias colocadas em discussão através do artigo "A razão sem voto" por vezes se contrapõem a alguns dos cânones da teoria constitucional, provocando ainda mais a troca de ideias. Por outro lado, seu autor se dispõe a debater de forma aberta e objetiva a descrição das operações teóricas, políticas e morais que estruturam as decisões do Supremo Tribunal Federal nos dias de hoje.

Neste livro, o ministro aceita o convite de submeter seu texto a uma avaliação por parte de colegas da academia, alguns deles seus ex-alunos, através desses 18 artigos produzidos especificamente para debater com os argumentos do texto.

A nova obra da Editora FGV é uma aula de Direito Constitucional e um exercício fundamental sobre o papel, cada vez mais relevante, da Justiça no dia a dia do povo brasileiro.

A razão e o voto: diálogos constitucionais com Luís Roberto Barroso

Organizadores: Oscar Vilhena Vieira e Rubens Glezer

Data: 2/4/2018

Hora: 19h