Núcleo de Estudos em Mercados e Investimentos debate fundos de pensão

13/08/2014[Atualizado em: 17/04/2017 - 09:04]

A professora de Economia Política Internacional da Universidade Virginia Tech, Giselle Datz, foi a convidada do Núcleo de Estudos em Mercados e Investimentos da FGV DIREITO SP, no último dia 8 de agosto,  para participar do “Encontros do Mercado”, série de eventos criada para permitir a troca de experiências entre participantes do mercado de capitais e professores e pesquisadores que acompanham o tema.

Giselle Datz esteve na DIREITO SP para apresentar parte de seus estudos sobre financiamento de longo prazo e o mercado de capitais no Brasil. A professora iniciou sua apresentação abordando o potencial da indústria de fundos de pensão nacional que, mesmo com uma elevada capacidade financeira e uma considerável porção dos investimentos em renda variável, ainda não alavanca o mercado de capitais como seria esperado. Segundo ela, as expectativas sobre o impacto da privatização da previdência nos países latino-americanos nos seus respectivos mercados de capitais, em regra, não foram correspondidas. Diante disso, a professora apontou alguns cenários decorrentes de aspectos conjunturais, bem como  projetos de reforma regulatória voltados a intensificar os investimentos mais no longo prazo dos fundos de pensão brasileiros , os quais podem ou não alterar o cenário da atuação dos fundos de pensão no Brasil. De qualquer maneira, as expectativas da professora são positivas.

Este foi o quarto evento da série “Encontros do Mercado”. O primeiro evento aconteceu no dia 22 de maio e trouxe à Escola a diretora da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) Ana Novaes. Também já participaram a diretora comercial e de desenvolvimento de empresas da BMF&Bovespa, Cristiana Pereira, e a advogada Mariana Magalhães Santos, especialista em mercado de capitais e fundos de investimentos do escritório Mattos Filho."

Comentários

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA de imagem
Digite o texto exibido na imagem.
To prevent automated spam submissions leave this field empty.

                                                                                                                                                                 

Educação Executiva Presencial, Customizada e a Distância

                                                                                                                                                70 Anos FGV            FGV Notícias         FGV News