Prazo para inscrição com condições especiais no Vestibular 2018 da FGV Direito SP termina em 11 de agosto

10/08/2017
ingresso

A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP) está recebendo inscrições para o Vestibular 2018 com condições especiais para quem se inscrever no processo seletivo via vestibular até as 18h do dia 11 de agosto. Dentro desse prazo, os candidatos pagam R$ 75. Após essa data, o valor sobe para R$ 150.

A Escola oferece 80 vagas. Pela primeira vez, parte da seleção será feita via Enem. Serão 64 pelo vestibular, 14 pelo Enem e 2 por processos internacionais.

Os candidatos que tenham cursado ou estejam concluindo o Ensino Médio em escola pública no Brasil ou que tenham recebido bolsa de 100% em instituições da rede privada durante todo o ensino médio podem solicitar isenção de taxa de inscrição. O prazo para essa solicitação é 3 de outubro.

O Vestibular da FGV Direito SP é dividido em duas fases. A Primeira Fase consiste em provas dissertativas de Língua Portuguesa, Redação, Língua Inglesa, Artes e Questões Contemporâneas, Raciocínio Lógico-Matemático, Geografia e História. Não são cobrados conteúdos de Química, Física e Biologia. Neste ano, a primeira fase será aplicada nos dias 29 de outubro e 02 de novembro.

Os candidatos classificados para a Segunda Fase terão seus nomes divulgados por ordem alfabética no site www.fgv.br/processo-seletivo-cgd, menu Resultados, a partir de 01/12/2017, após as 18h. Os nomes dos classificados estarão acompanhados das informações específicas quanto à data, ao horário e ao local para a realização da Segunda Fase, que consiste em um Exame Oral onde são avaliadas competências como liderança, trabalho em equipe, capacidade de argumentação e expressão, consideradas essenciais para as atividades ligadas ao Direito. A divulgação dos resultados, dos horários de realização das provas e a convocação dos candidatos para a Segunda Fase serão feitas apenas pela internet, e é de responsabilidade exclusiva do candidato (ou seus representantes legais) acompanhar a divulgação dos resultados da Primeira Fase e averiguar sua eventual aprovação e consequente convocação para a Segunda Fase. Não haverá reagendamento de dia e horário para o Exame Oral, em nenhuma hipótese.

Para mais informações e inscrições, acesse a PÁGINA DO VESTIBULAR.

Confira abaixo a lista de obras exigidas para a prova de artes e questões contemporâneas.

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS

- Manifesto do Partido Comunista Karl Marx; Friedrich Engels, in Print version ISSN 0103-4014

Estudos Avançados. vol.12 no.34 São Paulo Sept./Dec. 1998, http://dx.doi.org/10.1590/S0103- 40141998000300002

Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40141998000300002&script=sci_arttext

- Mundo em Descontrole O que a globalização está fazendo de nós, Giddens, Anthony / RECORD, 2010.

- Resposta à pergunta: O que é o Iluminismo? (1784), Emmanuel Kant, in PAZ PERPETUA E OUTROS OPUSCULOS, A: EDIÇÕES 70 – BRASIL, Edição: 2ª, 2008, também disponível em http://www.lusosofia.net/textos/kant_o_iluminismo_1784.pdf  e http://www.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/b47.pdf

LITERATURA

Nacional e de Língua portuguesa:

• Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida;
  • Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis;
  • O cortiço, de Aluísio Azevedo;
  • A cidade e as serras, de Eça de Queiróz;
  • Vidas secas, de Graciliano Ramos;
  • Capitães da areia, de Jorge Amado;
  • Sentimento do mundo, de Carlos Drummond de Andrade.

Estrangeiros

• Metamorfose, de Franz Kafka
  • A Vida de Galileu, de Bertolt Brecht
  • 1984, de George Orwell
  • Julio Cortázar. A autoestrada do sul in. Todos os fogos o fogo. Contos. Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira, 197

ARTES VISUAIS

Obras Nacionais

Obras Estrangeiras

• Mao Tse Tung, de Andy Warhol
  • Jogadores de Cartas, de Paul Cézanne
  • Guernica, de Pablo Picasso
  • Don’t forget to eat your lunch and make some trouble e Guerra e Spray (Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012, p. 22, 139 e 203), de Bansky

Bibliografia para obras brasileiras:

• CARDOSO, Rafael. A arte brasileira em 25 quadros. Rio de Janeiro: Record, 2008.
  • AMARAL, Aracy. Arte para quê? A preocupação social na arte. São Paulo: Studio Nobel, 2003.

Bibliografia para obras estrangeiras:

• ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
  • CHIPP, Herschel. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

CINEMA

Nacionais

• O Pagador de promessas, de Anselmo Duarte
  • Eles não usam black-tie, de Lauro Escorel
  • Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho
  • Que horas ela volta?, de Anna Muylaert

Estrangeiros

• Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick
  • Babel, de Alejandro González Iñárritu
  • Blade Runner, de Ridley Scott
  • Persépolis, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud

Bibliografia sobre cinema

• XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
  • METZ, Christian. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 1972.
  • BUCHTER, Pedro. O cinema brasileiro hoje. São Paulo: Publifolha, 2005.

Obras:

• Com que roupa – Noel Rosa