Professora da FGV Direito SP conquista prêmio internacional

13/04/2018

A professora da FGV Direito SP Eloísa Machado de Almeida ganhou, nesta sexta-feira, dia 13 de abril, o prêmio Outstanding International Woman Laywer Award, dado pela International Bar Association (IBA), organização que reúne advogados, firmas de advocacia e associações de advogados de todo o mundo.

O prêmio reconhece o relevante trabalho de Eloísa Machado de Almeida em sua carreira como advogada de direitos humanos e sua contribuição para a promoção dos direitos das mulheres no Brasil.

Como advogada, Eloísa representou os interesses de mulheres que perderam seus filhos para a violência, especificamente aqueles mortos pela polícia ou em presídios. Atuou, também, nos mais relevantes casos constitucionais perante o Supremo Tribunal Federal (STF), como nos casos de cotas para negros em universidades, da união entre pessoas do mesmo sexo, de defesa do meio ambiente e das condições carcerárias.

Mais recentemente, Eloísa tem se dedicado à advocacia pro bono em direitos humanos, através do Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos (CADHU), que ajudou a criar. Foi nessa iniciativa que o primeiro habeas corpus coletivo foi reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal, determinando a soltura de mais de 5 mil mulheres grávidas ou mães que aguardavam por julgamento presas, bem como de 2 mil crianças que aguardavam, no cárcere, com suas mães.

Eloísa é professora de direito constitucional e de direitos humanos, além de coordenadora do centro de pesquisa Supremo em Pauta, na FGV Direito SP. Ali, incentiva alunas e pesquisadoras a enfrentarem os desafios de áreas pouco comuns para mulheres.

A premiação foi uma das atividades da 8th World Women Lawyers Conference, realizada em Londres.