Oficinas e Clínicas de Prática Jurídica

Na DIREITO SP, as aulas teóricas são combinadas ou complementadas com aulas práticas desenvolvidas em oficinas e clínicas de prática jurídica.

As oficinas de prática jurídica são ministradas nos três primeiros anos do curso de graduação e têm por foco habilidades relacionadas à prática profissional: expressão verbal e textual, pesquisa, redação e estratégia processual, contratual e legislativa, manejo de legislação e jurisprudência, decisões empresariais e métodos alternativos de resolução de conflitos). A metodologia predominante nas oficinas é o emprego de exercícios práticos e métodos de simulação de situações concretas em sala de aula.

Na nova grade curricular, efetiva a partir dos ingressantes em 2017, as oficinas de prática deixam de existir como disciplinas autônomas e seus conteúdos passam a ser integrados nas disciplinas obrigatórias, nas clínicas e nos projetos multidisciplinares. 

As clínicas de prática jurídica, por sua vez, têm por foco a aproximação de teoria e prática em laboratórios temáticos, com a aplicação das habilidades e do conteúdo desenvolvidos nas demais disciplinas do curso. As clínicas estimulam o aluno a aperfeiçoar sua capacidade de tomar decisões de forma autônoma, trabalhar em equipe, lidar com questões éticas, negociar e formular estratégias na área temática escolhida, sob supervisão pedagógica de advogados orientadores, a fim de que possa se preparar para o complexo ambiente da advocacia. As clínicas temáticas têm, em síntese, a preocupação com o “continuum" da educação jurídica, evitando o distanciamento do direito em relação à realidade que o envolve. 

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede