Mestrado Profissional

Existe algum programa de financiamento para o Mestrado Profissional?

A DIREITO SP conta com um Fundo de Bolsa, que oferece financiamento de 20% a 100% do valor da mensalidade. A restituição do financiamento será feita sem juros, com acréscimo de correção monetária, calculada de acordo com a variação do IGP-M, e terá início após 30 (trinta) meses contados do ingresso no curso. A concessão do financiamento estará sujeita à necessidade financeira do demandante, à disponibilidade de recursos e ao desempenho acadêmico do aluno no decorrer do curso.

O aluno poderá cursar parte do Mestrado Profissional nas universidades estrangeiras com as quais a GV mantém parceria?

A DIREITO SP conta com mais de vinte convênios com Escolas de Direito espalhadas ao redor do mundo, o que assegura ampla possibilidade de intercâmbios para os alunos que assim desejarem. Visando adequar a demanda por experiência internacional à disponibilidade de tempo dos alunos, a Direito GV oferecerá, durante os meses de julho e agosto, programas concentrados de ensino em instituições parceiras situadas nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Já está definida a oferta de pelo menos dois módulos internacionais: (i) nas instalações em Londres da Universidade Georgetown, para a linha de Direito dos Negócios; e (ii) na Universidade de Northwestern, para a linha de Direito de Tributário.

O que diferencia o Mestrado Profissional dos outros Mestrados e programas de pós-graduação lato sensu?

O Mestrado Profissional tem como peculiaridade, quando comparado com o congênere acadêmico, a ênfase dada à pesquisa aplicada e uma maior integração com o ambiente de trabalho em que o profissional se encontra inserido. Pretende-se, em suma, agregar densidade teórica com sofisticação técnica, oferecendo ao profissional qualificação analítica para enfrentar problemas complexos com criatividade e precisão. Em relação aos programas de pós-graduação lato sensu, diferentemente do foco vertical no ensinamento de técnicas já consagradas em determinada área do Direito, voltado à formação de especialistas, o Mestrado Profissional pretende trabalhar abordagens transversais, que possibilitem construir soluções inovadoras e mais qualificadas sob o ponto de vista jurídico. É justamente a junção entre teoria e prática, entre capacidade de reflexão e conhecimento instrumental, que fazem do Mestrado Profissional da DIREITO SP um curso único no país.

Onde posso comprar o Manual do Candidato?

O Manual está disponível gratuitamente para impressão na internet.

Profissionais de outras áreas podem cursar o Mestrado Profissional?

Sim. Não há restrições para os candidatos graduados em outras áreas. A Escola de Direito de São Paulo é uma instituição de ensino superior e exerce atividades de docência, pesquisa, divulgação e assessoria no campo do Direito e é organizada sob premissas, compromissos e busca de objetivos, como formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento no campo do Direito e em áreas correlatas, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua.

Quais as áreas de pesquisa que a GV oferece para o Mestrado Profissional?

O Mestrado Profissional tem duas linhas de pesquisa, Direito dos Negócios Aplicado e Direito Tributário Aplicado, ligadas à área de Direito e Desenvolvimento. É um curso de pós-graduação stricto sensu, com titulação equivalente ao mestrado acadêmico, conforme previsto na Portaria nº 17, de 28 de dezembro de 2009, do Ministro da Educação. O Mestrado Profissional não pretende apenas credenciar docentes e pesquisadores, mas tem em mira, sobretudo, preparar profissionais que saibam utilizar métodos de pesquisa científica e rigor intelectual para produzir conhecimento aplicado na área jurídica e, com isso, tornar-se um profissional diferenciado no mercado de trabalho.

Quais as disciplinas que terei que cursar?

Haverá um conjunto de cinco disciplinas obrigatórias e comuns às duas linhas de pesquisa, que se destinam a fornecer embasamento teórico de caráter geral, além de expor os alunos a questões chaves que interessam a qualquer profissional das áreas jurídicas. Tais disciplinas abordarão temas como (i) Teoria do Direito Aplicada a Negócios; (ii) Metodologia de Pesquisa em Direito; (iii) Novos Desafios do Direito e Dilemas Ético-Profissionais; (iv) Métodos Analíticos Empresariais: Finanças e Contabilidade; e (v) Direito e Economia: Microeconomia e Análise de Decisão.

Os alunos deverão cursar ainda as disciplinas específicas que fazem parte da linha de pesquisa escolhida.

As disciplinas da linha de Direito dos Negócios Aplicado consistirão em: (i) Arranjos Societários e Contratuais; (ii) Bases e Racionalidade Economico-Financeira do Direito Societário; e (iii) Contratos Complexos.

Para a linha de Direito Tributário Aplicado serão oferecidas as disciplinas: (i) Dinâmica da Tributação; (ii) Direito Tributário Aplicado: Fundamentos e Jurisprudência; e (iii) Tributação Internacional.

Também serão oferecidas disciplinas eletivas de natureza complementar, que visam a aparelhar o aluno a lidar com temas mais sofisticados de seu interesse pessoal, ou possam agregar informações relevantes para elaboração do trabalho final de curso. São exemplos de algumas disciplinas eletivas: (i) Direito da Concorrência e Setores Regulados; (ii) Novas Tecnologias e Direito; (iii) Estratégias em Litígios Empresariais; (iv) Crimes Econômicos; (v) Fusões e aquisições; e (vi) Aspectos Tributários na Estruturação de Negócios; (vii) Direito Comparado; (viii) Planejamento Tributário e (ix) Tributação do Mercado Financeiro e de Capitais.

Qual a duração do Programa?

O mestrado profissional da DIREITO SP foi concebido para ter duração máxima de 24 meses, totalizando 360 horas-aula, sem exigência de dedicação exclusiva. As disciplinas oferecidas diretamente pelo programa serão bimestrais, com carga horária de 30 horas, divididas em 8 encontros semanais de cerca de 4 horas-aula cada um. 

Qual é o valor da mensalidade?

O valor atual da mensalidade é de R$ 3.690,00 com atualização anual pelo IGPM. A partir do 18º mês do curso, o aluno poderá depositar o seu trabalho de conclusão e, com isso, será dispensado da cobrança das mensalidades subsequentes.

Quando as aulas do Mestrado Profissional serão iniciadas?

As aulas da próxima turma do Mestrado Profissional terão início no dia 02 de março de 2015.

                                                                                                                                                                 

Educação Executiva Presencial, Customizada e a Distância