Pesquisa

O eixo temático do Direito e Desenvolvimento representa, para a DIREITO SP, um campo de pesquisa jurídica destinado ao estudo dogmático, crítico, teórico e histórico das relações existentes entre as normas e as instituições jurídicas e o desenvolvimento de um país, voltado preponderantemente para a análise da realidade jurídica brasileira. Entende-se, por um lado, que as instituições jurídicas não se esgotam nos textos legais positivados, tampouco na esfera estatal, envolvendo, na realidade, uma pluralidade de fontes normativas. Para além da norma em sentido estrito, existem outros mecanismos institucionais de tomada de decisão, estatais e não-estatais (Judiciário, Polícia, Banco Central, agências reguladoras, organismos internacionais, órgãos privados de resolução de conflitos, mecanismos de governança públicos e privados, etc) que também fazem parte do campo jurídico-institucional e devem ser estudados, especialmente no atual contexto de globalização. Por outro lado, entende-se que o desenvolvimento deve ser tomado em sua acepção mais ampla, para abarcar não apenas a análise do crescimento econômico propriamente dito, mas também os diversos aspectos políticos e sociais envolvidos na discussão, ou seja, o desenvolvimento como conceito integral.

Núcleo de Direito Privado e Políticas Públicas
 
Núcleo de Direito Tributário Aplicado
Núcleo de Direito dos Negócios Aplicado
Núcleo de Justiça e Constituição
O Núcleo de Justiça e Constituição agrega pesquisas e estudos que a DIREITO SP desenvolve dentro da linha de pesquisa "Instituições do Estado Democrático de Direito" e "Desenvolvimento Político e Social".
Núcleo de Direito, Economia e Governança
Núcleo de Estudos em Mercados e Investimentos
Núcleo de Direito Global e Desenvolvimento
O Núcleo de Direito Global e Desenvolvimento da DIREITO SP se pretende um lócus para: (i) o estudo científico dos vários aspectos da regulação das relações internacionais; (ii) a ampliação do debate público em torno dessa mesma regulação. Inspira-se na importância crescente que têm esse estudo e esse debate para o Brasil, em especial em sua relação com o desenvolvimento.
Núcleo de Estudos Fiscais
Estudar a transparência fiscal no Brasil e no Mundo, produzindo índices que incentivem a transparência fiscal no Brasil por meio da aferição de critérios objetivos para mensurar a transparência dos entes públicos na área fiscal.
Núcleo de Estudos sobre o Crime e a Pena
Núcleo de Metodologia de Ensino
Concebida com a missão de formar profissionais capazes de resolver problemas complexos e com senso crítico apurado, a DIREITO SP adotou, desde sua origem paradigmas de metodologia de ensino não utilizadas no ensino do direito no Brasil, pelo menos não em escala institucional. Para levar adiante essa proposta, foi necessário repensar todos os aspectos envolvidos na formação do aluno, para que a experiência acadêmica fosse consistente com seus objetivos. O desafio inicial foi grande, pois as referências nacionais eram escassas.

Workshops

d s t q q s s
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
31
 
 
 
 
 

                                                                                                                                                                 

Educação Executiva Presencial, Customizada e a Distância

                                                                                                                                                70 Anos FGV            FGV Notícias         FGV News