Lígia Paula Pires Pinto Sica

• Direito e Gênero
• Recuperação de Empresas
• Metodologia de Ensino do Direito

Principais projetos de pesquisa em andamento

Coordenação da Pesquisa Sub-representação da mulher em altos cargos de gestão: Relações Sociais de gênero, Governança Corporativa. Co-autoria da pesquisa: Alexandre di Micelli, Angela Donaggio, Luciana Ramos

Participa do Projeto Governança corporativa e Regulação na América do Sul, em co-autoria com Antonio Angarita e Angela Donaggio

Pesquisadora na pesquisa Globalization, Lawyers, and Emerging Economies (GLEE), na frente Corporate Law Firms, realizada pela FGV Direito SP em parceria com a Harvard Law School, coordenada por Luciana G.Cunha

Doutora em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo - USP (2009). Professora do GVLaw. Atualmente é Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Direito e Gênero da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP). Foi Coordenadora Executiva do Centro de Pesquisas Aplicadas da DIREITO SP (CPJA) de 2011 a 2014. Desde 2003, é Pesquisadora concursada da FGV Direito SP. Membro do Núcleo de Direito dos Negócios da DIREITO SP de 2002 a 2014. Membro do Núcleo de Metodologia de Ensino e Pesquisa da DIREITO SP desde 2008. Membro do Grupo de Estudos em Mercados e Investimentos da FGV Direito SP desde 2014. Autora de artigos e co-autora de livros nas áreas de Direito Comercial, Direito Civil e Metodologia de Ensino. Na sua atuação profissional, possui 10 anos de experiência na coordenação e elaboração de projetos de pesquisa e gestão de processos e pessoas na execução dos projetos.

Artigos Acadêmicos

MAIS RELEVANTES

SICA, Ligia Paula Pires Pinto; GABBAY, Daniela Monteiro; RAMOS, Luciana de Oliveira. CORPORATE LAW FIRMS: THE BRAZILIAN CASE. SSRN Electronic Journals: The English & Commonwealth Law Abstracts Journal, v. 1, p. 1-37, 2016.

SICA, Ligia Paula Pires Pinto; RAMOS, Luciana de Oliveira; DONAGGIO, Angela; SILVEIRA, Alexandre Di Miceli. Women's participation in senior management positions: gender social relations, law and corporate governance. SSRN Electronic Journals: The English & Commonwealth Law Abstracts Journal, v. 1, p. 1-25, 2014. Law and Corporate Governance (October 10, 2014)

SICA, Ligia Paula Pires Pinto. Avaliação em role-play no contexto do ensino do Direito. Revista Academia - Revista sobre Enseñanza del Derecho. Buenos Aires, 2012.

SICA, Ligia Paula Pires Pinto. Obrigações Empresariais no novo Código Civil. Revista Direito GV, v.4, n. 1, jan-jun 2008, pp. 97-133. Na plataforma Scielo (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-24322008000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt)

PINTO, Ligia Paula Pires e SICA, Heitor Vitor Mendonça. Reflexões sobre arbitragem no Brasil e arbitragem internacional. Revista de Direito Internacional e Econômico, ano 2, n. 6, jan-mar 2004, pp. 23-45.

Contribuições para Livros

MAIS RELEVANTES

SICA, Ligia Paula Pires Pinto. Títulos de crédito eletrônicos e assinatura digital: análise do art. 889, §3º do Código Civil in Títulos de crédito: teoria geral e títulos atípicos em face do Novo Código Civil (análise dos artigos 887 a 903), coord. Mauro Rodrigues Penteado. São Paulo, Editora Walmar, 2004.

SICA, Ligia Paula Pires Pinto e GABBAY, Daniela. Role-play. Métodos de Ensino em Direito. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 73-87.

SICA, Ligia Paula Pires Pinto. Recuperação Extrajudicial de Empresas em crise no Brasil – uma análise interdisciplinar. Direito e Economia: 30 anos de Brasil, coord. Maria Lucia L. M. Padua Lima, Tomo III – Série GVlaw Agenda Contemporânea, São Paulo: Saraiva, 2011, p.329-369, ISBN 9788502134132.

Artigos Publicados em Jornais, revistas e entrevistas

OS MAIS RECENTES

SICA, Ligia Paula Pires Pinto.  A regulamentação da ação de lobbying. Publicado no Jornal Valor Econômico (capa e p.A15) em 30.08.2011 (http://www.info4.com.br/gomateria.asp?cod=573409&nome=1432&cliente=1432&a=1432&c=1432&pag=3&m=573409)

SICA, Ligia Paula Pires Pinto. Com projeto, debate agora tem bases concretas no site do Espaço Jurídico do BM&FBOVESPA, publicado em 29.09.2011 (endereço http://www.bmfbovespa.com.br/juridico/noticias-e-entrevistas/Noticias/Com-projeto-debate-agora-tem-bases-concretas.asp)

Entrevista publicada no Valor Econômico em 30.04.2009: “Preservação da companhia norteia ações sobre falência”, por Adriana Aguiar.
(http://www.info4.com.br/gomateria.asp?cod=300065&nome=1432&cliente=1731&u=&t=D)