Ciclo de Orientação Profissional

O Ciclo de Orientação Profissional promove eventos periódicos com temas relacionados ao mercado de trabalho jurídico a fim de apresentar possibilidades de carreiras aos alunos, auxiliando-os na escolha do estágio profissional.

Eventos

CARREIRAS JURÍDICAS NO SETOR PÚBLICO

Profissionais do setor público esclarecem dúvidas dos alunos da FGV DIREITO SP a respeito das funções e atribuições dos seus cargos e apresentaram alternativas para o mercado de trabalho jurídico.

Eventos realizados:

• 17.09.2014: Dr. Luis Manuel Fonseca Pires (Juiz de Direito no Estado de São Paulo, titular da 3ª Vara da Fazenda Pública da Capital) e  Dr. Marcelo Gomes Sodré (Procurador do Estado, com atuação na Consultoria Jurídica da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo).

• 18.09.2013: Dra. Isabel Cristina Groba Vieira (Procuradora Geral da República).

• 20.02.2013: Dr. Marcelo Semer (Juiz em São Paulo) e Prof. Mario Engler (Procurador do Estado).

• 28.08.2012: Dra. Gabriela Azevedo Campos Sales (Juíza Federal) e Prof. Mario Engler (Procurador do Estado).

 

CARREIRAS JURÍDICAS NO SETOR PRIVADO

Apresentação das carreiras de advogados atuantes em escritórios de advocacia, departamentos jurídicos de empresas e instituições financeiras.

Conversas realizadas:

• 19.05.2015: O convidado foi o advogado Rafael Marquez, aluno do mestrado profissional da FGV, que já atuou no Supremo Tribunal Federal, em um escritório de grande porte e atualmente trabalha no jurídico da Braskem S.A.

• 24.09.2014: Palestra com a vice-presidente do Jurídico e Ouvidoria do Itaú-Unibanco, Claudia Politanski. Foram abordados temas como os grandes números do Itaú-Unibanco, os desafios da área jurídica e a trajetória de carreira de seus profissionais.

• 13.10.2014: Bruna Camargo Ferrari (Coordenadora de Planejamento Tributário na Fibria Celulose S.A.), Marcio Henriques da Costa (Diretor Jurídico e de Compliance do Grupo IBOPE) e Francisco Bernardes Costa Filho (Gerente de Planejamento Corporativo e Tributário na Procter & Gamble do Brasil).

• 16.10.2013: Dra. Gabriela Tuba (Advogada no Itaú-Unibanco) e Dr. Pablo Machado (Advogado na Louis Dreyfus Commodities).

• 20.02.2013: Advogados do escritório Vaz, Barreto, Shingaki e Oioli Advogados.

• 04.04.2012: Dra. Josie Jardim (Senior VP jurídica e de compliance na General Eletric para a América Latina) e a Dra. Daniela Doria (Diretora Jurídica do Rabobank Internacional no Brasil).

 

ADVOCACIA NO 3º SETOR

Apresentação das possibilidades de carreira no terceiro setor através de relatos de advogados atuantes na área.

• 30.10.2012: Dra. Flavia Regina de Oliveira (sócia responsável pela área de Terceiro Setor do escritório Mattos Filho e presidente do conselho consultivo do Instituto Pro Bono), Dra. Julia Melo Neiva (coordenadora do Instituto Pólis), Dr. Marcos Fuchs (diretor do Instituto Pro Bono) e Dr. Eduardo Pannunzio (pesquisador do Centro de Pesquisas Jurídicas Aplicadas da DIREITO SP).

 

CARREIRAS EM DIREITO INTERNACIONAL ECONÔMICO

• 16.10.2014: palestra realizada em parceria com o Núcleo de Direito Global durante a II Semana de Atividades Complementares do semestre, proporcionou uma conversa com profissionais da área do Direito Internacional, no Brasil e no exterior.

• 25.03.2013: Michelle Ratton Sanchez Badin (Professora da DIREITO SP), Humberto Siúves (Trade Compliance Manager para América Latina na Google), Lauro Locks (Consultor na Divisão de Comércio e Meio Ambiente na OMC), Yuri Mantilla (Estagiário na Divisão de Assuntos Jurídicos na OMC).

• 17.10.2013: Michelle Ratton Sanchez (Professora na DIREITO SP), Adriana Dantas (Sócia na área de comércio internacional do escritório Barbosa, Mussnich e Aragão Advogados), Jefferson Siqueira de Brito Alvares (Consultor jurídico do Fundo Monetário Internacional e procurador em licença do Banco Central do Brasil) e Lucas Lxinski (Lecturer na Faculdade de Direito da Universidade de Nova Gales do Sul, Austrália).

 

BATE PAPO COM VETERANOS

Bate-papo com alunos e ex-alunos da Direito GV atuantes em diferentes áreas do mercado jurídico, a respeito de suas trajetórias de carreira e experiências profissionais.

Bate-papos realizados:

• 01.10.2014: Carlos Manoel Marques Holanda Costa (estagiário na área de Contencioso Cível no Ferro, Castro Neves, Daltro & Gomide Advogados), Mariana de Mesquita (estagiária na área de Família e Sucessões no Ulhôa Canto, Rezende e Guerra Advogados), Pedro Marcelino Marchi Mendonca (estagiário na área de Penal no Rahal, Carnelós e Vargas do Amaral Sociedade de Advogados) e Tais Oliveira Jank (estagiária na área de Societário e Contratos no Catelan Rodrigues Sociedade de Advogados).

• 13.02.2014: Isabel Arbex (Advogada no BM&A Advogados), Daniel Tavela Luís (Sócio de Manuel Luís Advogados Associados), Hugo Rodrigues Casella (Advogado na BM&FBOVESPA), Mariana Tumbiolo Tosi (Advogada no FELDENSMADRUGA) e Lucas Nogueira Garcez (Mestrando nas Escolas de Direito e Economia da FGV).

• 02.10.2013: Ana Carolina Rodrigues (Advogada no BM&A Advogados e Mestre pela Direito GV), Deborah Guedes Toledo Florêncio (estagiária no Souza, Cescon, Barrieu, & Flesch Advogados), Fábio Weinberg Crocco (advogado no Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados e mestre em direito pela Universidade de Oxford) e Victor Nóbrega Luccas (advogado no Werebe & Associados, consultor externo no M. Luis Advogados Associados e Mestre pela USP).

• 15.02.2013: Dalton Tria (Analista em Ciência e Tecnologia-Jurídico na FUNDACENTRO) e Daniel Tavela Luís (Sócio de Manuel Luís Advogados Associados).

• 10.10.2012: Isabelle Glezer (Aluna com experiência de estágio em Direito de Família e Sucessões), Fabrício Abdo Nakad (Ex-aluno com experiência de estágio em Direito Administrativo) e Rafael de Almeida Rosa Andrade (Ex-aluno com experiência na área empresarial).

• 26.03.2012: Daniel Tavela Luís (Sócio de Manuel Luís Advogados Associados), Luisa Ferreira (Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre o Crime e a Pena da DIREITO SP) e Pedro Fida (Conselheiro do Tribunal Arbitral du Sport - TAS).

 

IMAGEM PROFISSIONAL

• 27.10.2015: Escritório, governo, empresa: os diferentes desafios de um advogado no século 21 - A Coordenadoria de Prática Jurídica e Atividades Complementares apoiou o evento que contou com a presença de Tony West, vice-presidente jurídico da Pepsico, que dividiu com os alunos e advogados presentes a experiência de se trabalhar em uma grande empresa. Ele também discorreu sobre os desafios que os advogados enfrentam atualmente em suas múltiplas áreas de atuação.

• 19.08.2015: Estágio, a pespectiva de quem contrata - A palestra contou com a presença do Dr. Paulo Bardella Caparelli, aluno do mestrado profissional da FGV e atual consultor do Viseu Advogados.

• 14.10.2014: Estágio: a pespectiva de quem contrata. Mesa redonda sobre situação do cotiano de trabalho com Luciana Ibiapina Lita Aguiar (Advogada no escritório Mariz de Oliveira e Siqueira Campos Advogados), Pablo Meira Queiroz (Sócio no escritório Sicherle Advogados) e Ricardo Madrona (sócio no escritório Madrona, Hong, Mazzuco Sociedade de Advogados) compuseram a mesa.

• 12.02.2014: Bate papo sobre carreiras e profissões jurídicas com a Dra. Denise Delboni (professora dos cursos de pós graduação GVLaw e advogada).

• 24.10.2012: Palestra realizada em parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) a fim de apresentar atitudes, comportamentos e habilidades necessárias para o mercado de trabalho e que contribuem para o desenvolvimento da postura e apresentação pessoal favorável à vida profissional.

 

CVM – COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS

O procurador federal atuante na CVM, Dr. Eduardo Del Nero Berlendis, apresentou aos alunos da DIREITO SP as funções e atuação de seu cargo nesta autarquia, e explicou sobre o programa de estágio na área jurídica, sanando as dúvidas existentes.

 

VISITAS MONITORADAS

Visitas monitoradas para contato com a rotina de trabalho de órgãos públicos, escritórios de advocacia e empresas.

Visitas realizadas:

• 26.02.2014: Palácio da Justiça de São Paulo.

• 21.02.2014: Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados.

• 06.11.2013: Fórum João Mendes.

• 21.02.2013: Demarest e Almeida Advogados.

 

WORKSHOP SOBRE O SISTEMA PENAL NORTE-AMERICANO

O objetivo desta atividade, realizada no dia 13.11.2013, foi proporcionar aos alunos contato com conceitos e noções práticas de um julgamento norte-americano. O workshop foi realizado por Nathan Rubenson, estudante de intercâmbio na DIREITO SP, com o auxílio de professores da Escola.

EXPERIÊNCIAS DE PROFISSÕES JURÍDICAS: INCENTIVOS E DESAFIOS DE GÊNERO

Mesa redonda composta por profissionais atuantes em diferentes carreiras jurídicas para debater as perspectivas e os obstáculos encontrados por mulheres nas respectivas carreiras.

• 23.10.2013: Dra. Laura Garcia de Freitas Souza (advogada do Machado Meyer), Dra. Isabella Maciel de Sá (advogada na Novartis e fundadora do site Jurídico de Saias), Profa. Camila de Jesus Mello Gonçalves (professora na DIRIETO GV e Juíza no Tribunal de Justiça de SP), Dra. Silvia Felipe Marzagão (advogada Silvia Felipe & Eleonora Mattos Advogadas) e mediação do Grupo de Pesquisas sobre Direito e Gênero

 

 

                                                                                                                                                                 

Educação Executiva Presencial, Customizada e a Distância

                                                                                                                                                70 Anos FGV            FGV Notícias         FGV News