José Garcez Ghirardi

José Garcez Ghirardi
Graduação
Mestrado Acadêmico
Núcleo de Metodologia de Ensino

Atividades acadêmicas

Graduação: Oficina de Artes e Direito; Ética e Teoria do Direito.
Mestrado Acadêmico: Programa de Formação Docente.
Núcleo de Pesquisa: Coordenação do Núcleo de Metodologia de Ensino.

 

Docente da FGV desde 2007

Doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (1998) e Mestre em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (1995). Advogado formado pela Universidade de São Paulo (1985). É professor em tempo integral da DIREITO SP, onde leciona Artes e Direito e Formação Político-Econômica do Estado de Direito Brasilerio. Foi Coordenador de Metodologia da Direito SP. É responsável pela disciplina Programa de Formação Docente, no Programa de Mestrado da Direito SP. É membro da Comissão de Especialistas da Secretaria de Educação Superior do MEC para a área de Direito. Como Adjunt Faculty em Gonzaga Law School (WA/EUA) lecionou (2010) o curso Jurisprudence and the Arts. Foi pesquisador visitante na Wayne State University (Detroit-MI, EUA), com bolsa concedida pelo CNPq. Realizou trabalho de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no período de agosto/2003 a julho/2004. Coordena o curso de Legal English da Sociedade Brasileira de Direito Público.

Artigos Publicados em Jornais, revistas e entrevistas
Artigos Acadêmicos
Livros e Capítulos

Livros

Capítulos

  • Se em uma noite de inverno: ensinando artes e direito. In: Pedro Rubim Borges Fortes. (Org.). Cadernos FGV DIREITO RIO. Educação e Direito - Ensino Jurídico, Cultura POP e Cultura Clássica. 1ed.Rio de Janeiro: Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas, 2015, v. 11, p. 117-129.
  • Visões de Universidade nas críticas ao ensino jurídico brasileiro. VIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Ensino do Direito, 2015, Brasília. Anais completos do VIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Ensino do Direito. 1ed.Brasília: ABEDi, 2015, v. 1, p. 175-176.
  • Ensino do direito para um mundo em transformação: a experiência da FGV DIREITO SP. In: Pedro Rubim Borges Fortes. (Org.). Cadernos FGV DIREITO RIO. 1ed.Rio de Janeiro: Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas, 2014, v. 9, p. 31-36.
  • O mercado da advocacia em um mundo em transformação. In: Pedro Rubim Borges Fortes. (Org.). Cadernos FGV DIREITO RIO - A formação da advocacia contemporânea. 1ed.Rio de Janeiro: Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas, 2014, v. 10, p. 69-78.
  • Refrações do conceito moderno de liberdade nas sociedades pós-modernas. In: Lafayette Pozzoli, Enoque Feitosa Sobreira Filho, José Alcebíades de Oliveira Junior. (Org.). XXII Congresso Nacional do CONPEDI/UNINOVE - Tema: Sociedade global e seus impactos sobre o estudo e a efetividade do Direito na contemporaneidade. Ied.Florianópolis: FUNJAB, 2013, v. , p. 450-464.
  • Os entretantos do progresso: representações do desenvolvimento no Brasil e o lugar do Direito. In: Maria Lucia Labate Mantovaninni de Padua Lima. (Org.). Direito e Economia 30 anos de Brasil. São Paulo: Saraiva, 2012, v. 1, p. 402-428.
  • A praça pública, a sala de aula: Representações do professor de direito no Brasil. In: Evandro Menezes de Carvalho; Rosa Maria Zaia Borges, André Lipp Pinto Basto Lupi; Jayme Benvenuto Lima Junior; Alexandre Veronese; Angela Araújo da Silveira Espindola; Nelson Juliano Cardoso Matos; Carolina Alves Vestena; Lucas da Silva Tasquetto. (Org.). Representações do Direito no Brasil. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2012, v. 1, p. 25-36.
  • Posso fazer um trabalho inteiro sobre um caso específico?. In: Marina Feferbaum; Rafael Mafei Rabelo Queiroz. (Org.). Metodologia jurídica - um roteiro prático para trabalhos de conclusão de curso. 1ed.São Paulo: Saraiva, 2012, v. 1, p. 178-190.
  • O destino e o caminho: apontamentos para a elaboração de programas no ensino jurídico. In: Jose Garcez Ghirardi; Marina Feferbaum. (Org.). Ensino do Direito para um mundo em transformação. 1ed.São Paulo: Fundação Getulio Vargas, 2012, v. 1, p. 63-72.
  • Artes e Direito: as construções dos sentidos. In: José Garcez Ghirardi; Rafael Domingos f. Vanzella. (Org.). Ensino Jurídico Participativo: Construção de Programas, Experiências Didáticas. São Paulo: Editora Saraiva, 2009, v. 1, p. 213-222.
  • A obra de John Updike e alguns aspectos das relações entre a crítica literária no Brasil e o jornal como seu veículo de divulgação. In: RISTOFF, D. I.. (Org.). O neo-realismo no contexto da crise de representação. Florianópolis: Insular, 2003, v. 1, p. 121-127.
  • O inglês como idioma da globalização. In: SUNDFELD, C. A. V.. (Org.). Direito global. 1ed.São Paulo: Max Limonad, 1999, v. 1, p. 305-309.

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