Alunos

Entidades representativas de alunos

Centro Acadêmico Direito GV

O Centro Acadêmico Direito GV é a entidade representativa dos alunos da Graduação da FGV Direito SP.

Coletivo Anita Malfatti

O coletivo Anita Malfatti é o coletivo feminista da FGV Direito SP.

Coletivo de Bolsistas da FGV Direito SP

O Coletivo dos Bolsistas da FGV Direito SP convida todos os bolsistas ingressantes na escola a participarem de uma rede que preza o relacionamento entre os bolsistas dos diferentes anos e mantém uma ajuda mútua entre os membros, valorizando a comunidade para que cada pessoa se sinta confortável e sobretudo pertencente aos ambientes da FGV. 

Coletivo OrGVlho Direito GV

O coletivo LGBTQI+ da FGV Direito SP é organizado de forma horizontal e tem como objetivo acolher e representar estudantes LGBTQI+ da FGV para possibilitar trocas de vivências e influenciar a comunidade a repensar as estruturas heteronormativas existentes no Direito e na sociedade, reprimindo ações preconceituosas e de cunho LGBTfóbico. 

Coletivo Negro 20 de novembro FGV

O Coletivo Negro 20 de novembro FGV se propõe a construir um ambiente mais acolhedor aos negros e negras da instituição por meio de discussão, intervenção, mobilização e conscientização.

Alunos e alunas conversando Alunos e alunas conversando Alunos e alunas conversando Membros da chapa Voz do Centro Acadêmico Membros da chapa Voz do Centro Acadêmico Alunos e alunas reunidos no Espaço de Convivência Alunos e alunas chegando à escola Alunos e alunas bolsistas Alunos e alunas da primeira turma de bolsistas Alunos e alunas formandos
Alunos e alunas conversando
Alunos e alunas conversando
Alunos e alunas conversando
Membros da chapa Voz do Centro Acadêmico
Membros da chapa Voz do Centro Acadêmico
Alunos e alunas reunidos no Espaço de Convivência
Alunos e alunas chegando à escola
Alunos e alunas bolsistas
Alunos e alunas da primeira turma de bolsistas
Alunos e alunas formandos

Iniciativas de alunos

CENTRO DE ESTUDOS JURÍDICOS JÚNIOR (CEJUR)

Formado por alunos de diferentes cursos da FGV em São Paulo, o Centro de Estudos Jurídicos Júnior (CEJUR), empresa júnior da FGV Direito SP, presta serviços paralegais pro bono ou a baixo custo, tendo como principais clientes empresas, startups e ONGs. O CEJUR também realiza treinamentos e eventos. 

Conexão Social FGV

O Conexão Social é uma entidade da FGV com caráter social que almeja aproximar o alunato da FGV às diferentes realidades que compõem a sociedade. Sabendo que a Fundação é um centro de excelência responsável pela formação de futuros líderes da sociedade nacional e internacional, a entidade acredita no potencial do jovem como um agente de transformação socioambiental e almeja que os alunos tenham consciência de sua própria capacidade de mudança, tornando-se multiplicadores de impacto capazes de deixar a sua marca no mundo!

Cursinho FGV

Criado em 2013, o Cursinho FGV (CFGV) é uma entidade estudantil e curso pré-vestibular gratuito para pessoas de baixa renda que concluíram ou estão cursando o terceiro ano do Ensino Médio. Atualmente, o CFGV conta com três turmas para o Enem e é administrado pelos alunos da FGV. Em quase 9 anos de história, o Cursinho FGV já aprovou mais de 300 alunos no vestibular, sendo 120 deles nos vestibulares da FGV. O Cursinho FGV une impacto social e aprendizado em gestão.

CENTRO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA SARACURA (CAJU)

O Centro de Assistência Jurídica Saracura (CAJU) é uma associação independente formada por alunos, pesquisadores e professores da FGV Direito SP fundada em 2019 com o objetivo de prestar assistência jurídica gratuita às pessoas que não conseguem pagar por advogados e/ou estão em situação de vulnerabilidade social, especialmente na região da Bela Vista e Bixiga. O CAJU atua também em projetos de educação em direitos e litigância estratégica. 

ESTUDOS DE POLÍTICA EM PAUTA (EPEP)

A EPEP se propõe a discutir política no ambiente da FGV de forma respeitosa, plural e democrática. Os pilares da EPEP são: (i) pensar o Brasil, (ii) democratizar o conhecimento e (iii) formar lideranças. Para exercê-los, a entidade promove debates, palestras, eventos e mentorias com figuras da política, pesquisadores e pessoas em todas as formas de exercício político. Ainda, desenvolve projetos que capacitam nossos membros e abrem portas para futuras atuações na política.

GAZETA VARGAS

Fundada em 1988, a Gazeta Vargas surgiu por meio de um grupo de alunos que enxergaram a missão de perpetuar a inspiração, a escrita, a discussão, o diálogo e a criatividade no meio estudantil como algo essencial ao longo da vida universitária. É uma das entidades estudantis mais tradicionais da Fundação Getulio Vargas, dedicada à publicação de conteúdo de qualidade nos mais diversos formatos, de aluno para aluno, sobre assuntos relacionados à própria Fundação, bem como sobre política, literatura, cinema e o que mais um novo universo expandido nos permitir. 
Para além do trabalho artístico, textual e jornalístico, a Gazeta Vargas conta com áreas institucionais como marketing, gestão de projetos, recursos humanos, financeiro-jurídico, entre outras. Mas, independentemente da área, todos os membros são constantemente desafiados a desenvolver e praticar a suas habilidades criativas em workshops, bem como a conhecer mais a fundo o mundo do jornalismo e da comunicação, através de palestras e bate papos com profissionais renomados da área e do trabalho diário dentro da revista.

Electus

Electus FGV é uma organização que atua no escopo político, sendo o produto principal uma simulação de campanha eleitoral presidencial chamada Ágora. No Ágora, os participantes são divididos entre partidos e jornal com o objetivo de eleger o candidato de seu alinhamento político. O evento, de duração de um mês, mobiliza cerca de 50 participantes, somado aos alunos, professores e funcionários da instituição, que atuam como os "eleitores". Além disso, o Electus convida políticos de diversos espectros, jornalistas e cientistas políticos para oferecerem suas reflexões sobre o evento na mesa de avaliadores. Para o futuro, almejamos posicionar o Ágora como modelo de simulação.

FGV Fintech

Entidade que conecta alunos com as principais Fintechs e Venture Capitals do mercado nacional e internacional, com o objetivo maior de compartilhar conhecimento e ajudar gvnianos a se preparem melhor para o mercado de trabalho.

GV Welcomes

A GV Welcomes foi fundada em 2019 por estudantes da FGV e tem por objetivo promover um ambiente acadêmico e cultural mais enriquecido e agregador, tanto para os estrangeiros que estudam nas escolas da FGV quanto para os próprios estudantes brasileiros da fundação. A entidade aproxima esses estudantes e facilita a troca de vivências entre eles na intenção de promover experiências de vida que ficarão para sempre, na crença de que o contato com culturas diferentes é essencial para o desenvolvimento de cada um. 

Ex-alunos FGV Direito SP

Além de fonte de imenso orgulho para a instituição, os ex-alunos da FGV Direito SP desempenham um importante papel para a construção de uma Escola melhor para as futuras gerações. Eles que desenvolvem grupos de estudos e mentorias, preparam os atuais alunos para competições internacionais e compartilham suas experiências nos eventos voltados para a orientação profissional.

Encontro de ex-alunos nas comemorações de 10 anos da formação da primeira turma