Atividades complementares

As atividades complementares são exigências das diretrizes curriculares nacionais e devem ser realizadas em caráter obrigatório pelos alunos na integralização de seu currículo de graduação. São atividades que enriquecem e complementam o perfil do aluno, possibilitando a avaliação de suas habilidades, conhecimentos e competências, inclusive adquiridas fora do ambiente acadêmico. Elas incluem a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais e de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mercado do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade.

A FGV Direito SP entende que as atividades complementares proporcionam um espaço propício para a promoção e realização de atividades de extensão e de responsabilidades social, buscando desenvolver atividades que provoquem nos alunos uma reflexão jurídica sobre questões de sustentabilidade e responsabilidade ambiental e social em caráter contínuo e permanente. Essas atividades podem ser incorporadas nos programas de ensino e nas agendas de pesquisa da escola ou ocorrer por meio de parcerias com instituições envolvidas com temas relacionados à responsabilidade social e ambiental de empresas e ao desenvolvimento sustentável.

Aluna estudando no espaço de convivência

Grupos de estudo

Os grupos de estudo são atividades complementares que enriquecem e complementam o perfil do aluno, possibilitando a avaliação de suas habilidades, conhecimentos e competências, inclusive adquiridas fora do ambiente acadêmico.

A seguir, conheça os grupos de estudo atualmente em atividade na FGV Direito SP.

Escola de Formação Pública (SBDP)

O que é

A Escola de Formação Pública – EFp é um programa de iniciação científica anual voltado a estudantes de graduação de diferentes faculdades vinculado à FGV Direito SP desde 2015, como um projeto permanente do Grupo Público e da Sociedade Brasileira de Direito Público. Sua missão é formar lideranças jurídicas para a inovação no mundo do Direito público. Nele são selecionados 25 alunos que, ao longo de um ano, analisam coletivamente temas relevantes de jurisdição constitucional. A EFp possui três cursos: as Oficinas de Jurisprudência, as Oficinas de Pesquisa e o Ciclo de Debates Direito e Gestão Pública. Os cursos são conduzidos por ex-alunos e colaboradores da EFp na forma de debate, e os alunos atuais são protagonistas das discussões. Os cursos são distribuídos em dois encontros semanais, às quartas e sextas-feiras, pela parte da tarde, e demandam leitura prévia obrigatória. Ao final do ano, há apresentação e defesa de monografia elaborada individualmente pelos alunos, com foco em jurisdição constitucional.

Docente responsável

Carlos Ari Sundfeld

Coordenação

Mariana Vilella e Yasser Reis Gabriel

Direito de Família

O que é

O Grupo de Estudos de Direito de Família se ocupa de temas centrais de Direito de família na atualidade. Busca-se discutir conceitos técnicos de Direito privado e Direito constitucional e os efeitos da disciplina jurídica em Direito de família sobre a realidade econômica e social. Por se tratar de uma área do Direito em rápida e profunda transformação, pretende-se, ainda, refletir sobre os fatores que norteiam a evolução jurídica, bem como sobre o comportamento dos tribunais frente a temas tão sensíveis socialmente e em constante processo de mudança.

Docente responsável

Vivianne Ferreira

Coordenação

Augusto Ximenez, Bruna Campista dos Santos, Carolina Giacomelli, Julia Bussab, Marina Ferreira e Sofia Barros

Direito Administrativo

O que é

O Grupo de Estudos de Direito Administrativo, vinculado ao Grupo Público (grupo de pesquisa), é voltado ao aprofundamento de temas centrais do Direito administrativo contemporâneo com foco na realidade. Os encontros periódicos reúnem professores, profissionais da área (advindos dos setores público e privado) e alunos, combinam teoria e prática e envolvem aulas curtas, estudos de caso e relato de experiências (convidados externos). Ao final do semestre, alunas e alunos apresentam, individualmente, como condição para a obtenção de créditos, artigo sobre um dos temas abordados no grupo. A ideia é que o artigo seja curto (no máximo, 3000 caracteres com espaços), em formato jornalístico, com viés prático.

Docentes responsáveis

Carlos Ari Sundfeld e André Janjácomo Rosilho

Coordenação

André Janjácomo Rosilho, Mariana Vilella e Yasser Reis Gabriel

Direito de Sucessões e Gestão Patrimonial

O que é

O grupo de estudos se ocupa de temas centrais de Direito de Sucessões na atualidade. Busca-se discutir conceitos técnicos de Direito privado e constitucional e os efeitos da disciplina jurídica em Direito de sucessões sobre a realidade econômica e social. Por se tratar de uma área do Direito em rápida e profunda transformação, pretende-se, ainda, refletir sobre os fatores que norteiam a evolução jurídica, bem como sobre o comportamento dos tribunais frente a temas tão sensíveis socialmente e em constante processo de mudança. Para tanto, o Grupo de Estudos abarcará aspectos teóricos sobre a sucessão legítima e testamentária, assim como temas relacionados à aplicação de mecanismos de gestão patrimonial, como arranjos sucessórios e tributos incidentes sobre o planejamento sucessório. Os objetivos partem da leitura e postura crítica, de forma a identificar decisões relativas ao sistema normativo e perguntas jurídicas que norteiam as questões postas pelo grupo

Docente responsável

Vivianne Ferreira

Coordenação

Amuny Zoghbi, Audrey Otsuki, Augusto Ximenez, Camila Garcia, Carolina Figueiredo, Fabiana Juliasz, Felipe Paro, Georges Vicentini e Julia Bussab

Negociação e Mediação

O que é

O grupo tem por objetivo abordar o papel da mediação e da negociação baseada em interesses para a resolução de disputas por métodos alternativos à litigância tradicional. Também com o objetivo de divulgar competições internacionais e de preparar alunos interessados em participar de tais eventos, o Grupo procura oferecer uma moldura intelectual teórica e prática para melhor compreensão da negociação, além de habilidades interpessoais e estratégias de solução de problemas, como (i) o raciocínio analítico; (ii) a criação de valor; (iii) a capacidade de ver situações sob diferentes perspectivas, inclusive a de partes adversas; (iv) a comunicação assertiva; (v) a empatia e escuta ativa, e (vi) a capacidade de identificar conflitos de agência e lidar com eles

Docente responsável

José Garcez Ghirardi

Coordenação

Antonio Bloch Belizario, Fabrício Ramos, Gustavo Abrahamsson Marcondes

Prática em Arbitragem

O que é

O Grupo de Estudos de Prática em Arbitragem tem como objetivo apresentar o universo da arbitragem ao aluno, bem como expô-lo à prática da advocacia em arbitragem. No grupo, o aluno tem contato com o aspecto teórico da arbitragem em caráter introdutório, aprende técnicas de escrita de peça jurídica e terá auxílio para desenvolver seu próprio estilo de retórica oral, com foco na prática arbitral em âmbito nacional. Ao fim do semestre, espera-se que o aluno domine as habilidades básicas necessárias não somente para compreender a arbitragem em seus aspectos teóricos como para, eventualmente, participar de procedimentos arbitrais, sejam eles reais – no mercado de trabalho – ou simulados – em competições de arbitragem.

Docente responsável

Rafael Francisco Alves

Coordenação

Amauri Silvestre Pavão, Ana Carolina Rosa, Bianca Biondo Bertho, Gabriel Caetano Visconte, Giulia Bassani e Guilherme Soncini da Costa Filho

Arbitragem

O que é

O Grupo de Estudos em Arbitragem (GVEArb) tem como objetivo o estudo acadêmico da arbitragem nacional e internacional. No grupo, o aluno é apresentado a questões complexas, polêmicas e atuais envolvendo o instituto da arbitragem. Idealmente, os encontros do grupo contam com breve exposição sobre um determinado tema e, na sequência, participação de convidados externos com vivência na área objeto do encontro – aliando, assim, o estudo teórico com uma visão prática. O GVEArb busca, ainda, promover a inserção dos alunos no mercado da arbitragem, incentivando o contato com profissionais renomados no setor. Para os próximos anos, o grupo também se dedicará à produção acadêmica, por meio da realização de pesquisas empíricas e pela elaboração e divulgação de artigos doutrinários de autoria de seus membros e ex-membros.

Docente responsável

Rafael Francisco Alves

Coordenação

Amauri Silvestre Pavão, Fernanda Lopes de Alcântara Gil. Gabriel Visconti e José Victor Palazzi Zakia 

Comércio Internacional

O que é

O grupo se propõe a estudar os principais aspectos do Direito da Organização Mundial do Comércio (OMC), o Comércio Internacional e suas fontes. Dessa forma, o enfoque do estudo se dá em três frentes: (i) análise dos acordos da OMC, de suas estruturas institucionais e de sua relação com as instituições de direito internacional público, o direito internacional privado e o arcabouço de acordos regionais alheio ao sistema multilateral de comércio; (ii) análise da jurisprudência da OMC; (iii) análise de atualidades referentes ao mundo do comércio internacional. Em última instância, o grupo também serve como etapa preparatória para a John H. Jackson Moot Court Competition, organizado pela European Law Students Association (ELSA), a competição acadêmica sobre comércio internacional no âmbito da OMC.

Docente responsável

Rabih Nasser

Coordenação

Henrique Monaci, Jorge Vaz, Pedro Zuffo e Rebeca Cabral

Direito do Entretenimento, Mídia e Cultura

O que é

O Grupo de Estudos de Direito do Entretenimento, Mídia e Cultura (DEMC) é vinculado ao Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP. Fundado no segundo semestre de 2020, o grupo tem como objetivo fomentar debates até então desconhecidos pelos alunos do curso de Direito. Contando com a presença de convidados de diversas áreas, o grupo busca entender como as artes e a cultura se relacionam com o estudo jurídico.

Docentes responsáveis

Alexandre Pacheco e Marina Feferbaum

Coordenação

Carolina Britski Puga, Maria Eduarda Neuburger Freire e Rebeca Maldaun Cabral

Direito e Gênero

O que é

O Grupo de Estudos em Direito e Gênero tem como objetivo primordial oferecer a alunas e alunos a cada semestre a possibilidade de mergulhar em um conjunto diferente de temas relativos ao feminismo, queer theory, estudos críticos raciais na sua intersecção com gênero e Direito, dentre outros. Os temas e ênfases variam de semestre a semestre.

Docentes responsáveis

Catarina Barbieri e Luciana Gross Cunha

Coordenação

Lívia Gonçalves Buzolin, Maria Lopes Aquino e Ana Catarina Pereira Rodrigues

Direito Penal

O que é

O Grupo de Estudos em Direito Penal (GEDP) pretende se dedicar ao estudo acadêmico de temas de Direito penal e processual e tem como objetivo colocar os alunos em contato com temas sensíveis do debate atual e com importantes nomes da academia e profissionais da área atuantes em diversas linhas de pesquisa do Direito penal e processual penal. Ainda, buscando enriquecer o debate, o grupo é composto por alunos tanto da FGV quanto de outras graduações em Direito, formando um corpo discente de diversos semestres e diferentes trajetórias.

Docente responsável

Heloisa Estellita

Coordenação

Ana Carolina Said e Rafaella Teixeira Pereira

Direito Penal Internacional

O que é

O Grupo de Estudos em Direito Penal Internacional (GEDPI) foi criado em 2011 com o objetivo de apresentar aos alunos uma área do Direito até então quase desconhecida no Brasil. Com foco no funcionamento e precedentes do Tribunal Penal Internacional (TPI) e de extintos tribunais penais internacionais (Tribunal de Nuremberg, Tribunal do Extremo Oriente, Tribunal para Antiga Iuguslávia, Tribunal de Ruanda), o grupo reúne conceitos de Direito internacional, Direitos Humanos, Direito humanitário e Direito penal, todos integrantes da prática do tribunal, além de explorar e debater questões referentes à geopolítica, relações internacionais e história contemporânea. São abordadas questões dos quatro crimes julgados pelo TPI (crimes contra a humanidade, crime de agressão, crimes de guerra e genocídio), do alcance da jurisdição do tribunal, dos modos de responsabilidade e das situações que hoje são investigadas e processadas perante o TPI. O grupo é também preparatório para a ICC Moot Court Competition, competição internacional que simula os procedimentos do TPI e conta com uma fase nacional, em Curitiba, e a possibilidade de classificação para a fase internacional, que ocorre em Haia, cidade sede do tribunal.

Docentes responsáveis

Heloisa Estellita e Sylvia Steiner

Coordenação

Clara Batista, João Pedro de Souza e Paloma Romero

Mercados de Capitais

O que é

O Grupo de Estudos em Mercado de Capitais é uma unidade de estudo e pesquisa formada por alunos de graduação da FGV Direito SP e ligada ao Núcleo de Estudos em Mercados Financeiro e de Capitais da escola. O grupo tem o objetivo de aprofundar o estudo e instigar a pesquisa acerca de temas relevantes de Direito empresarial. Fundado em 2017, o grupo se reúne semanalmente para realizar debates que contam com a participação de acadêmicos e profissionais convidados.

Docentes responsáveis

Ary Oswaldo Mattos Filho e Viviane Prado

Coordenação

Luiza Crispim e Stella La Regina

Processo Civil

O que é

O Grupo de Estudos em Processo Civil busca abordar noções introdutórias e questões avançadas de temas do processo civil. Também tem por objetivo discutir situações similares àquelas enfrentadas no cotidiano da prática contenciosa – como alguns dos desafios enfrentados ao longo da Competição Brasileira de Processo. Por esses motivos, o grupo funciona perfeitamente para aqueles que queiram desenvolver noções básicas sobre diversos aspectos da prática contenciosa e aprofundar os estudos na área de Direito processual civil e/ou tenham interesse de participar da Competição Brasileira de Processo. Isso porque a participação e o envolvimento no grupo são fundamentais para o processo seletivo da equipe que representa a FGV Direito SP na competição.

Docente responsável

Sidnei Amendoeira Jr.

Coordenação

Diogo Coletta, Gregory Terry Ubillús e Marcelo Agápito

Coletivo de Estudos em Direitos Humanos

O que é

Idealizado por participantes da equipe FGV da Inter American Human Rights Moot Court Competition, o Coletivo de Estudos em Direitos Humanos surgiu como uma alternativa complementar às atividades da competição que ampliasse o acesso do alunato às discussões sobre Direitos Humanos. Nesse sentido, o Coletivo de Estudos se propõe a ser um espaço inovador de promoção, proteção e conscientização sobre os Direitos Humanos que objetiva uma aproximação e interlocução entre essas áreas por meio da difusão de conhecimento, o incentivo à pesquisa e à prática entre as estudantes da instituição. Seu propósito é formar alunas conscientes por meio do ensino, da valorização de novos conhecimentos, promoção de debates, palestras, workshops de capacitação, realização de projetos e formação de parcerias com instituições nacionais e internacionais. 

Docente responsável

Thiago Amparo

Coordenação

Amanda Abbud, Estéfany Monteiro, Isabela Bertucci, Mariana Ferraz e Julia Amgarten

Produtos

Revista do Coletivo de Estudos em Direitos Humanos - 1ª edição - 2021-2

Direito da Concorrência e Regulação em Plataformas Digitais

O que é

O Grupo de Estudos em Direito da Concorrência e Regulação em Plataformas Digitais estuda regulação e concorrência de plataformas digitais sob diferentes enfoques temáticos e metodológicos, analisando debates acadêmicos, realizando pesquisas empíricas e acompanhando as atualidades. O grupo se debruçou nos últimos anos sobre desenvolvimentos e desafios do Direito da concorrência na economia digital e atualmente se concentra na elaboração de pesquisa empírica inovadora em parceria com o Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP sobre os impactos da regulação eleitoral na retirada de discurso público veiculado online. O grupo preza pela divulgação de seus estudos e incentiva seus participantes a redigirem artigos ao final de cada projeto, com o objetivo de publicar periodicamente obras coletivas.

Docente responsável

Caio Mário da Silva Pereira Neto

Coordenação

Caio Mário da Silva Pereira Neto e Antonio Bloch Belizario, Barbara Marchiori de Assis, Filippo Lancieri e Rodrigo Karolczak

Grupo de Estudos em Direito Internacional Econômico

O que é

O Grupo de Estudos em Direito Internacional Econômico, vinculado ao Núcleo de Direito Global e Desenvolvimento da escola, se propõe a ser um espaço de leituras, discussões e pesquisa que busca a introdução e o aprofundamento teórico nos estudos sobre as interfaces entre direito, política e economia no âmbito das relações econômicas internacionais. A ordem econômica internacional se encontra em momento de crises e inflexões. Nesse sentido, questões como combate a mudanças climáticas, a ascensão econômica da China, a instituição de mecanismos de screening e políticas de subsídios são desafios latentes no sistema econômico internacional. Nesse contexto, o estudo das formas de comércio e investimento de energia e sua infraestrutura no campo internacional nos parece relevante. Não apenas por sua importância e pelos recursos alocados no setor, mas pelo fato de esse bem refletir os desafios da ordem econômica global. Assim, o estudo dos diferentes níveis regulatórios, de acordos internacionais a regras nacionais e instrumentos jurídicos contratuais que fazem parte das transações de energia se mostra um recorte interessante para o estudo do campo do Direito Internacional Econômico, a partir de uma perspectiva brasileira. 

Docente responsável

Michelle Ratton Sanchez Badin

Coordenação

Diego Flávio Fontoura José, Eduarda Zoega, Marco André Germanò e Maria Eugênia Kroetz

Empresas Familiares

O que é:

O Grupo de Estudos de Empresas Familiares (GEEF) da FGV Direito SP é um grupo multidisciplinar fechado, em atividade desde 10/2009, formado por experts e profissionais com amplo conhecimento e atuação na prestação de serviços para empresas familiares e famílias empresárias, em diversas áreas, tais como Direito Societário e Planejamento Sucessório, Direito de Família e das Sucessões, Planejamento Tributário, Administração de Empresas, Economia, Psicologia, Recursos Humanos, Governança Corporativa e Governança Familiar.

De novembro de 2009 até dezembro de 2019 o grupo se encontrou uma vez por mês, no auditório da FGV Direito SP, para debater situações envolvendo empresas familiares e famílias empresárias, a partir da apresentação, por algum membro do grupo, de casos reais, doutrina e jurisprudência envolvendo o assunto.

Os apresentadores foram convidados a escrever um artigo sobre seu tema para livros do GEEF que, em seus 10 anos de atuação, publicou 4 livros e dezenas de artigos em livros e revistas especializadas.

No ano de 2020, em razão da pandemia, nossos encontros foram suspensos e o GEEF gravou 12 vídeos apresentados por Roberta Nioac Prado, sobre temas e conceitos relevantes para famílias empresárias e empresas familiares, dentre os quais Governança Familiar, Governança Corporativa, Caderno IBGC boas práticas para Empresas Fechadas (Ltda e S/A), Holdings, Acordos de Sócios, Usufruto e nua-propriedade, Metodologia de Alinhamento Estrat&ea cute;gico da Família, Casamento, União Estável e Contrato de Namoro, Regime de bens no Casamento e na União Estável – Impactos no Divórcio, Regime de bens no Casamento e na União Estável – Impactos na Sucessão. Todos disponíveis no canal do GEEF no Youtube.

Docentes supervisoras:

Roberta Nioac Prado e Viviane Muller Prado

Coordenação:

Roberta Nioac Prado

Contatos:

roberta.prado@fgv.br e nioacprado@uol.com.br
 

Grupo de Estudos em Fusões e Aquisições

O que é

Em sua terceira edição, o grupo abordará por completo o processo de uma transação de M&A, do começo ao fim, trazendo temáticas essenciais ao profissional atuante na área. A base de leitura foi estruturada majoritariamente em torno da obra “Fusões e Aquisições”, de Sérgio Botrel, que será acompanhada por textos de outros grandes nomes do mercado a serem designados pelos convidados. Além disso, serão trabalhados casos paradigmáticos e que marcaram importantes discussões jurídicas no cenário nacional. Dentro de uma estrutura socrática, as aulas buscam a participação e engajamento dos alunos, por meio da construção conjunta do aprendizado, e serão ministradas por convidados externos que possuem experiência.

Docente responsável

Rodrigo Fialho Borges

Coordenação

André Salles, Henrique Heller e Lorena Ferreira

Grupo de Estudos de Compliance Empresarial

O que é

O Grupo de Estudos de Compliance Empresarial é um espaço dedicado ao estudo e debate do compliance, na perspectiva ESG (Environmental, Social and Governance), que tem por objetivo aprofundar discussões interdisciplinares, com foco na correlação entre o compliance e as diversas áreas de atuação empresariais e corporativas, tendo como pilares a ética, a integridade e o respeito aos direitos humanos. 

Docente responsável

Janaína Vieira de Castro

Coordenação

Janaína Vieira de Castro e Lucienne Cwikler Szajnbok

 

Grupo de Estudos Constitucionais

O que é

O Grupo de Estudos Constitucionais (Greco), vinculado ao Núcleo de Justiça e Constituição (NJC) da FGV Direito SP, tem como objetivo apresentar e estimular a reflexão em temas de Direito constitucional entre estudantes de diferentes cursos, instituições e períodos da graduação. O grupo visa fornecer aos participantes as referências e os instrumentos necessários para a compreensão e o enfrentamento crítico das principais temáticas discutidas atualmente no Direito constitucional, a fim de produzir um diálogo profícuo não somente entre os integrantes do Greco, mas com os debates acadêmicos do ramo. A cada semestre, um eixo temático será definido com o propósito de ordenar todos os encontros do grupo. Nesse semestre nosso eixo temático é "Eleições, Constituição e democracia representativa".

Docentes responsáveis

Dimitri Dimoulis e Nikolay Bispo

Coordenação

Barbára Magarian, João Pedro Rodrigues Oliveira, Lucas Bertolo e Marco Costa 

Competições estudantis

As competições estudantis nacionais e internacionais são ricos processos de aprendizagem que desenvolvem postura, profissionalismo, comunicação eficiente e criatividade, num ambiente de intensa interação com estudantes de diversas culturas e tradições jurídicas. A FGV Direito SP incentiva a participação de seus alunos nessas competições, oferecendo-lhes uma estrutura de apoio que inclui uma oficina de preparação e a designação de treinadores e monitores experientes nas áreas de competência de cada competição.

A seguir, conheça as competições que contam com a participação de equipes da FGV Direito SP.

ICC International Commercial Mediation

O que é
Organizada pela Internacional Chamber of Commerce (ICC), a ICC International Commercial Mediation Competition acontece todos os anos em Paris para estimular o ensino e o aprendizado da mediação como forma de solução de conflitos.

Temática
Mediação Empresarial

Participação da FGV Direito SP
Equipes da escola participam desde 2007 e têm excelente histórico de desempenho na competição, incluindo um 1º lugar em 2008 e dois terceiros lugares em 2007 e 2012.

Willem C. Vis International Commercial Arbitration

O que é
Realizada por uma associação de escolas de Direito, entidades arbitrais e a UNCITRAL, a Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot ocorre anualmente em Viena para promover a resolução de conflitos por meio da arbitragem. Anualmente, mais de 300 escolas participam da competição.

Temática
Arbitragem

Participação da FGV Direito SP
Equipes da escola participam desde 2007. Em 2014 a equipe foi classificada entre as 32 melhores equipes e um aluno recebeu menção honrosa como orador. Em 2019 a equipe ficou em 1º lugar no Pre-Moot de Curitiba e em 2020 conquistou a mesma colocação no Pre-Moot do Souto Correa.

Inter-American Human Rights Moot Court

O que é
Realizada pela Academy on Human Rights and Humanitarian Law e pela American University Washington College of Law, a Inter-American Human Rights Moot Court Competition teve sua primeira edição realizada em 1995 e hoje é trilíngue – acontece em inglês, espanhol e português. Criada para instruir advogados na operacionalização do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, a competição ocorre em Washington e já treinou mais de três mil estudantes ao redor do mundo.

Temática
Direitos Humanos

Participação da FGV Direito SP
Equipes da escola participam desde 2015. Em 2019 a equipe ficou em 1º lugar na competição. Em 2018 a equipe teve o 1º melhor memorial das vítimas em português e em 2020 a equipe ficou em 2º lugar como melhor memorial das vítimas em português.

Competição de Arbitragem Petrônio Muniz

O que é
Criada em 2010, a Competição Brasileira de Arbitragem Petrônio Muniz é realizada pela Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil (Camarb) e tem o objetivo de disseminar a arbitragem, estimular seu estudo e contribuir para a formação de profissionais mais qualificados para atuar na área.

Temática
Arbitragem em Direito brasileiro

Participação da FGV Direito SP
A equipe da FGV Direito SP foi a campeã da competição no ano de 2016 e três de seus alunos conquistaram prêmios individuais de melhores oradores.

John H. Jackson Moot Court Competition

O que é
A John H. Jackson Moot Court Competition é uma competição realizada desde 2001 pela The European Law Students Association (ELSA) que simula disputas comerciais realizadas no âmbito da World Trade Organization (WTO), a Organização Mundial do Comércio (OMC), na sigla em português. As etapas iniciais ocorrem em diversos países e a final, em Genebra.

Temática
Comércio Internacional

Participação da FGV Direito SP
Equipes da escola participam desde 2010, tendo 1º lugar na fase regional em 2014 e menção honrosa a uma das oradoras. Em 2019, a equipe chegou às semifinais e conquistou o prêmio de melhor memorial “respondent” (requerido).

Philip C. Jessup International Law Moot Court

O que é
A Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition é a maior competição de simulação, com mais de 600 equipes de 80 países. A Jessup ocorre anualmente e simula um processo perante a Corte Internacional de Justiça, órgão vinculado às Nações Unidas. As etapas iniciais são nacionais e a final ocorre em Washington.

Temática
Direito Internacional Público

Participação da FGV Direito SP
Equipes da escola participam desde 2008. Em 2015, a equipe classificou-se em 8º lugar na etapa brasileira.

International Criminal Court (ICC) Moot Court

O que é
A International Criminal Court (ICC) Moot Court Competition tem como principal objetivo a difusão do conhecimento e estudo do Direito Penal Internacional, da atuação dos tribunais internacionais e sua jurisprudência, bem como do trabalho desenvolvido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) junto aos países membros, buscando o fim do cometimento de crimes de grande escala contra populações civis e a impunidade dos maiores responsáveis por tais crimes. As competições simulam audiências do TPI, seja na fase de abertura de investigação, confirmação das acusações, julgamento ou apelação, tendo por base um caso fictício.

Temática
Direito Penal Internacional

Participação da FGV Direito SP
Equipes da escola participam desde 2012, obtiveram o 4º lugar e, posteriormente, o 1º lugar nacional em 2013.

Competição Brasileira de Processo

O que é
O objetivo da Competição Brasileira de Processo é o desenvolvimento e aperfeiçoamento do estudo e prática do processo civil no Brasil.

Temática
Processo Civil

Participação da FGV Direito SP
Em 2018, a equipe ficou em 10º lugar.